5 pontos-chave da logística para e-commerce

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A logística é um fator fundamental para o bom funcionamento de um e-commerce. Afinal, ela é a responsável para que os produtos sejam entregues de modo eficiente, sem atrasos e com menores custos. O controle de estoque, cálculo de frete e até o empacotamento do produto contribuem para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente e evitar o abandono do carrinho na hora da compra. Por isso, preparamos este artigo com 5 pontos-chave para você melhorar a logística do seu e-commerce. Confira:

1. Escolha uma boa transportadora de logística para e-commerce

A fim de evitar erros e garantir os prazos de entrega, muitas lojas preferem entregar o transporte para empresas que realizam todo o serviço de ponta a ponta. Você deve pesquisar a opção de entrega mais econômica com base no tamanho, peso e valor dos seus produtos. Vale a pena comparar as tabelas das diversas opções de transportadoras e os vários métodos e preços que elas oferecem.

O custo da entrega é um fator muito importante na decisão de compra. Prova disso é que quase 64,2% dos consumidores consideraram o frete grátis a principal desvantagem de uma compra online, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Mas fique bastante atento também aos prazos de entrega. Se ela não for rápida, você poderá perder clientes por conta disso.

2. Negocie um desconto com as transportadoras

Muitas transportadoras concedem descontos para clientes com um grande número de remessas. Quanto mais produtos você envia, menos precisa pagar. Algumas transportadoras exigem que as empresas tenham um volume mínimo de entregas por mês.

Se você ainda não envia uma quantidade suficiente de produtos para conseguir negociar um valor  competitivo, a melhor opção é fazer uma previsão do volume de entregas com base na projeção das suas vendas. Desse modo, terá um bom argumento para negociar um desconto com a transportadora e reduzir os custos de sua logística para e-commerce.

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3. Calcule o peso cubado na logística para e-commerce

Os veículos de transporte têm uma capacidade física máxima, limitada em função do peso e também do espaço. Afinal, alguns produtos são mais volumosos que pesados. Portanto, saber a unidade de peso e volume a ser transportado é fundamental para o cálculo preciso do frete.

Uma boa prática é usar o peso cubado para medir a densidade da carga e calcular os preços de entrega. O peso cubado compara o tamanho do produto com o peso real do pacote. Esse cálculo resume-se na multiplicação das dimensões do pacote e um fator de densidade. No transporte rodoviário, é comum o fator de cubagem de 300 Kg/m³, enquanto no transporte aéreo o 600 Kg/m³ é mais utilizado.

A fórmula usada é: (Altura x Largura x Profundidade) x Fator de densidade.

Por exemplo, considerando-se uma carga com 2,5 Kg de peso, 1,25m de altura, 0,55m de largura e 0,38m de profundidade, o peso cubado seria calculado da seguinte forma no transporte rodoviário: (1,25 x 0,55 x 0,38) x 300 = 78,37 Kg/m³. O resultado seria o peso a ser considerado no valor do frete.

4. Ofereça um valor de frete competitivo

Muitos clientes abandonam o carrinho por acharem o valor do frete alto. A fim de evitar isso, procure já incluir o valor do frete antes de o cliente finalizar a compra. Essa medida ajuda a evitar que ele desista de adquirir o produto já na fase final da jornada de compra.

O ideal seria poder oferecer frete grátis. O custo do frete, por isso, precisa ser repassado para o preço do produto. Embora talvez você tenha que absorver parte do custo da entrega, o ticket médio de seus pedidos irão aumentar e compensará a diferença no frete. Uma opção é estipular um valor mínimo de compra para que o cliente tenha frete grátis.

Além disso, você deve ser capaz de fornecer informações sobre o prazo de entrega aos clientes e disponibilizar um link para o rastreio dos pedidos. Essas informações inspiram credibilidade e confiança aos clientes.

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5. Utilize pallets adequados

Atualmente, os pallets encontram-se no centro da cadeia de abastecimento, permitindo o transporte de bens desde o início da produção até a recepção dos produtos pelo cliente final.

Na hora de escolher os pallets usados em suas operações logísticas, você deve ficar atento às características do material utilizado, de modo a assegurar a higiene e limpeza em todo o processo.

Uma vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robusto, esse produto possibilita o empilhamento das caixas, contribuindo assim para otimizar o aproveitamento do espaço físico.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como otimizar a sua logística para e-commerce? Então leia este artigo sobre cross-docking e entenda as suas vantagens para a cadeia logística.

 

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