A implementação da Indústria 4.0 na Tecnotri

indústria 4.0

A fim de se manter competitivas no mercado, as empresas precisam incorporar as tecnologias digitais e fazer um planejamento adequado dos processos industriais. Baseada na fusão entre os mundos físico e digital e na inteligência das máquinas, a indústria 4.0 envolve tecnologias como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e robótica, que possibilitam a fusão do mundo físico, digital e também biológico.

Esses novos recursos tecnológicos trazem benefícios como otimização dos processos, maior controle sobre o processo produtivo e customização da produção,  favorecendo assim a melhoria da qualidade, o aumento da produtividade e a redução de custos em menos tempo.

Por isso, a Tecnotri adotou a indústria 4.0 na empresa. Quer saber como? Veja, em seguida.

Veja como foi a adoção da indústria 4.0 na Tecnotri

A Tecnotri implantou o MES – Manufacturing Execution System (Sistema de Execução de Manufatura). O software traz recursos que permitem a configuração de produtos, gestão de custos, controle de lotes de produtos, ordens de fabricação, planejamento / programação de recursos produtivos (máquinas, mão de obra), planejamento de necessidades de materiais, apontamento da produção (setup, produção, paradas, refugos), controle de manutenções de máquinas, entre outros.

A utilização do MES atende a seis objetivos principais:

1 – Digitalização: Eliminação de papel e planilhas, a fim de concentrar dados de produção em um formato único pela empresa;
2 – Conectividade: Tomada da informação de produção direto das máquinas, contagem, paradas programadas e não programadas;
3 – Visibilidade: Transformar dados de produção em informação para tomada de decisão, online e visível a todos na fábrica;
4 – Transparência: Mostrar o impacto das ações e a evolução do processo através de poucos e bons indicadores;
5 – Predição: Prever durante os turnos se as metas serão obtidas e se antecipar aos eventos de ineficiência
6 – Adaptabilidade: Tomar ações para eventos de ineficiência que forem identificados antecipadamente a fim de não deixar que os mesmos ocorram ou, se ocorrerem, que as ações de correção sejam tomadas no menor tempo possível mitigando impactos negativos.

indústria 4.0

Entenda como o pallet plástico contribui com a indústria 4.0

Há 18 anos no mercado com o olhar voltado ao futuro, a Tecontri investe constantemente em pesquisa e novas tecnologias. A empresa é pioneira em trazer a indústria 4.0 para a rotomoldagem. Para isso, utiliza softwares e recursos de automação como a coleta de dados produtivos em tempo real para obter mais eficiência, produtividade, maior ocupação do tempo de máquina, agilizar os processos e reduzir os desperdícios.

A empresa vem aperfeiçoando seus produtos a cada dia para oferecer soluções ainda mais adequadas às necessidades da atividade industrial. Em busca de oferecer melhores resultados, projetou o Tecnotri Lab, o novo laboratório de testes da empresa, criado para assegurar que todos os produtos que saem da fábrica Tecnotri atendam às rigorosas normas técnicas e especificações exigidos pela indústria.

Todos os produtos da Tecnotri passam por uma bateria de testes para comprovar as suas qualidades em higiene, sanitização, controle de temperatura, resistência, entre outros fatores. Além disso, eles ainda recebem proteção antimicrobiana e UV 14, que os tornam imunes à proliferação de fungos e bactérias.

Veja como implementar a indústria 4.0

A busca por melhoria contínua em produtividade, qualidade e disponibilidade passa por três etapas cíclicas bem definidas:

1) Entender o processo;
2) Mapear ineficiências;
3) Tomar ações.

Com o intuito de tirar o melhor proveito dos novos recursos tecnológicos, você precisa entender bem os seus processos, saber onde estão os problemas e ineficiências e tomar medidas em busca de soluções. Por isso, avalie as suas reais necessidades. Qual é o seu problema mais urgente? Quais processos quer melhorar em sua linha de produção? Que área deve ser atualizada?

Assim, escolha um ponto específico e comece a investir em tecnologias da indústria 4.0. Tendo como foco os problemas que a sua empresa precisa selecionar, escolha uma área específica para investir e busque novas soluções tecnológicas para o seu problema. Nesse sentido, você será capaz de fazer investimentos para solucionar problemas bem definidos e poderá observar os resultados para fazer as mudanças gradativamente.

O que podemos concluir com isso?

Em resumo, a indústria 4.0 traz ferramentas capazes de otimizar os processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Dessa maneira, utilizando esses novos recursos tecnológicos, você poderá assegurar que sua indústria estará sempre atualizada e competitiva no mercado.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os benefícios dos pallets plásticos para a indústria? Então acesse o nosso blog.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×