A Importância das Boas Práticas de Fabricação Para a Indústria Alimentícia

A Importancia Das Boas Praticas De Fabricacao Para A Industria Alimenticia

Dentre as diversas normas que se aplicam ao segmento de alimentos, existe um conjunto de práticas que é conhecido como o programa de Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia (BPF).

Esse documento é exclusivo para cada empresa e também intransferível, mas deve atender a algumas exigências legais para que guie uma cadeia produtiva eficiente e mais segura aos consumidores.

A seguir, entenda melhor o que é o BPF e quais as suas principais exigências.

O que são as Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia?

O BPF se classifica como um grupo de princípios e regras para o manuseio correto de alimentos, desde a sua matéria prima até a distribuição do produto final, cobrindo toda a cadeia logística. É um programa que se aplica por meio de inspeção e/ou investigação periódica e visa fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e a integridade da operação industrial.

Seu cumprimento está dirigido principalmente à diminuição dos riscos de contaminação e mistura de produtos que podem ocorrer por partículas, de forma microbiológica ou por item. Por isso, utilizar materiais atóxicos, com proteção antimicrobiana e fáceis de higienizar faz toda a diferença neste processo produtivo.

O principal objetivo do BPF é garantir uma produção de excelência, tanto para a empresa como para seu consumidor, otimizando gastos e reduzindo prejuízos através de reduções de falhas da cadeia produtiva. É uma prática que se aplica desde a instalação da empresa até o processamento do produto, construindo com isso a credibilidade da organização.

Quais são as suas principais exigências?

Como citamos na introdução, o manual de Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia é único para cada organização. Isso significa que as próprias empresas do segmento precisam elaborá-lo, estipulando procedimentos operacionais e de controle que atendam às seguintes Leis:

  •       Portaria SVS/MS n° 326/97, que trata dos Princípios Gerais de Higiene dos Alimentos que determina seus requisitos e boas práticas de fabricação;
  •       Resolução RDC n° 275/2002, que complementa a portaria acima para a harmonização de inspeções sanitárias;
  •       Portaria MS N° 1.428/93, que traz as diretrizes para a definição das BPFs.

 

Ao implementar o BPF, você deverá atender a todas essas legislações. Do contrário, sua indústria pode receber advertências, ser multada ou ainda ter seu alvará cassado.

Levando os principais pontos que cada normativa contempla, algumas das exigências mais significativas que precisam constar no manual incluem:

  •       Descrição dos padrões e da frequência de higienização dos equipamentos, bem como de suas manutenções preventivas e calibrações;
  •       Controle de pragas, por meio de medidas corretivas e preventivas;
  •       Criação de uma equipe de gestão da qualidade para garantir o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia;
  •       Controle de água, com procedimentos para evitar a contaminação dos produtos;
  •       Seleção de ingredientes, embalagens e matérias-primas, com controle de sua procedência e qualidade;
  •       Definição do manejo dos resíduos;
  •       Detalhamento dos procedimentos de recebimento, armazenamento, manipulação e distribuição;
  •       Controles de higienização e da saúde dos colaboradores;
  •       Rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos para análise e gerenciamento de riscos.

Essa é apenas uma visão geral do que seu manual de Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia deve ter. Ao observar suas Leis relacionadas e adotar todas as medidas previstas, certamente você terá mais tranquilidade e segurança para lidar com os órgãos reguladores e qualidade para atender seus consumidores.

Por que priorizar os produtos Tecnotri na sua empresa?

A Importancia Das Boas Praticas De Fabricacao Para A Industria Alimenticia 2

Como mencionamos acima, um dos requisitos para cumprir as exigências do BFP está no uso de recursos fáceis de higienizar, que não ofereçam riscos de toxicidade para os alimentos e que impossibilitem a proliferação de microrganismos.

A Tecnotri produz uma linha completa de produtos rotomoldados em conformidade com essas especificações, que não só dão mais segurança às suas operações, mas também otimizam a logística e o armazenamento de materiais.

Com nossos Pallets de Contenção, você impede o derramamento de líquidos e garante mais segurança durante seus manuseios. Eles são atóxicos, de fácil limpeza, dispensam manutenção e são imunes a químicos.

Já nossos Pallets Plásticos são extremamente duráveis, resistentes e também são altamente higiênicos. Dependendo do seu segmento, eles podem inclusive ter contato direto com alimentos in natura e ser personalizados de acordo com suas necessidades.

Por sua vez, os modelos de Cofres de Carga permitem segregar produtos incompatíveis em uma mesma unidade de armazenamento, com total controle de temperatura, impermeabilidade e possibilidade de inserção de data logger.

Se você quer saber ainda mais sobre nossas soluções e descobrir porque elas são perfeitas para as exigências do seu manual de Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Alimentícia, clique aqui e acesse nossa linha completa no site.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.