Armazenamento com pallets para agilizar processos

Para atender às necessidades de armazenamento das empresas, um sistema de logística deve contar com ferramentas e equipamentos capazes de oferecer maior rapidez e eficiência aos processos e reduzir custos.

O sistema de paletização torna o sistema de armazenagem mais ágil, prático e econômico, possibilitando maior aproveitamento da área de estocagem, melhor organização do espaço físico e mais velocidade na verificação e conferência das cargas.

Entenda como funciona a paletização

Por trazer mais economia e eficiência logística, o armazenamento com pallets é a alternativa ideal para a unitização de cargas, ou seja, o agrupamento de volumes para redução direta de custos na movimentação das mercadorias.

Os pallets plásticos proporcionam um melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação e podem ser configurados para uso no solo ou em diferentes estruturas:

  1. Porta-pallet: Estantes de armazenagem feitas em aço e utilizadas em armazéns e estoques, sendo adaptáveis a qualquer tipo de carga e volume. São usadas para verticalizar os estoques e acomodar maior carga de produtos, atendendo a alta rotatividade de produção em armazéns maiores.
  2. Drive in dinâmico: sistema deslizante por gravidade que permite uma maior rapidez de carga e descarga, ideal para a implantação da metodologia de controle de estoque FIFO. Os pallets são carregados na extremidade superior de pistas inclinadas e deslizam pela ação da gravidade, com aceleração controlada por reguladores de velocidade.
  3. Racks: O mesmo que porta-pallets. Estrutura de aço, montada em forma de estantes, contendo longarinas verticais e horizontais, que servem para a armazenagem de paletes.
  4. Runners: Deslizadores metálicos desenvolvidos para armazenagem em grande volume.

Deposito_de_Alimentos_TRI_20160603_0582-1

Os porta-pallets apresentam diversas conformações de prateleiras, capazes de sustentar grande número de pallets e atingir entre 8 e 10 metros de altura. A estrutura é bastante utilizada em operações de carregamento das cargas dos pallets, pois permite a variação de cargas em qualquer posição e sem nenhum obstáculo e a livre movimentação dentro dos armazéns.

Os porta-pallets trazem maior praticidade no manuseio e manobra das mercadorias, reduzindo o risco de acidentes e de danos aos produtos. Além disso, proporcionam maior facilidade e agilidade para a movimentação dos produtos e a sua colocação nas estantes.

As estantes metálicas dos porta-pallets eliminam as forças de esmagamento sobre os produtos, protegendo-os e preservando as suas características originais. Elas trazem a vantagem de agilizar as operações, pois diminuem a perda de espaço entre os corredores, por conta da verticalização. Com o uso de empilhadeiras, esse sistema de armazenagem permite acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação.

As estantes conferem maior segurança e estabilidade às cargas, distribuição mais equitativa e qualitativa dos volumes, melhor otimização do espaço físico e maior organização dos itens armazenados. Além disso, essa estrutura permite a manipulação e movimentação dos produtos tanto na posição horizontal quanto na vertical, com o uso de empilhadeiras e outros equipamentos.

Veja como os pallets contribuem para otimizar o controle do estoque

Amplamente utilizados dentro da logística de transporte e armazenamento, os pallets plásticos rotomoldados permitem que os produtos sejam movimentados com muito mais eficiência e segurança. Eles ajudam a otimizar as operações logísticas, possibilitando maior racionalização e uniformização do local de estocagem, melhor aproveitamento do espaço físico e aceleração dos processos.

Os pallets plásticos contribuem para a automatização da movimentação de mercadorias e para a substituição da mão de obra manual pelas máquinas, reduzindo os custos com contratações, salários e encargos trabalhistas.

Totalmente encaixáveis e monoblocos, esses produtos não apresentam emendas e permitem armazenamento com economia e organização do espaço físico. Além disso, eles podem ser personalizados com cores e logomarca, facilitando assim a sua identificação.

Por ser mais leve e resistente, apresentar peso constante, ter vida útil mais longa e não necessitar de manutenção, o pallet plástico possibilita uma redução de custo de até 75%, em relação aos pallets de madeira. Desse modo, o produto proporciona uma redução significativa nos custos logísticos totais com embalagens não reutilizáveis, em curto prazo.

Lembre-se sempre de atentar também para as normas do equipamento e da segurança do trabalho e de observar os cuidados necessários com a ergonomia. O uso de pallets plásticos ergonômicos ajuda a evitar problemas de esforço repetitivo e lesões no trabalho, reduzindo consideravelmente a ocorrência de doenças ocupacionais.

Como vimos, o armazenamento com pallets plásticos rotomoldados e o uso de estruturas como os porta-pallets possibilitam agilizar processos e aumentar a eficiência das operações, com muito mais segurança e menores custos.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×