Armazenamento seguro de produtos químicos em frigoríficos respeitando a BPF

O armazenamento de produtos químicos em frigoríficos requer cuidados especiais com a segurança, principalmente na manipulação de produtos químicos e substâncias perigosas. Os pallets de contenção são os mais adequados para ser utilizados com esse fim, pois garantem um ambiente mais seguro e organizado. Por isso, eles são recomendados pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF) para o armazenamento de produtos químicos em frigoríficos.

Veja a seguir como armazenar insumos e produtos químicos em frigoríficos com mais segurança e respeitando as normas da vigilância sanitária.

Conheça as determinações das Boas Práticas de Fabricação (BPF)

As normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

De acordo com as determinações da BPF, produtos químicos utilizados nos frigoríficos – como sabão SH6000, metabissulfito, clorito, ácido cítrico e ácido acético – devem ser armazenados em quartos isolados e em recipientes adequados e seguros.

Os pallets plásticos de contenção PL062 são os mais adequados para a manipulação e separação desses produtos, pois evitam o derramamento de líquidos perigosos e inflamáveis e eliminam os riscos de contaminação do ambiente e das pessoas que manuseiam esses produtos.

Características como a maior resistência à corrosão, a impactos ou à ação do tempo tornam esses produtos os mais indicados para serem usados no transporte de produtos químicos e na atividade industrial.

Por isso, os pallets de contenção Tecnotri vêm sendo usados com resultados na industrialização do charque em Santana do Parnaíba e Lins pelo grupo JBS, uma das maiores empresas de alimento do mundo, que controla marcas como marcas como Swift e Friboi.

Veja como os pallets plásticos aumentam a segurança nos frigoríficos

Os pallet de contenção é utilizados para conter vazamentos de líquidos químicos e inflamáveis. Esse produto consiste em uma espécie de bacia que acumula os derramamentos ocasionados por recipientes eventualmente avariados.

Os pallets de contenção são dispostos debaixo dos tambores e galões contendo produtos químicos para evitar o derramamento ou vazamento de produtos químicos. Esses produtos são capazes de evitar que o líquido derramado chegue ao solo ou entre em contato com as pessoas.

Outro benefício importante é que os pallets de contenção possibilitam a reutilização do líquido derramado, pois o mesmo fica armazenado nos pallets. Desse modo, esses produtos facilitam o armazenamento e permitem um manuseio muito mais seguro de substâncias químicas, além de reduzir custos operacionais e evitar desperdícios.

Saiba mais sobre os benefícios oferecidos pelos pallets de contenção

O pallet plástico rotomoldado é liso, resistente e higienizável, pois a sua estrutura não necessita de aletas e reforços que geram arestas difíceis de limpar. Esse produto é monobloco, leve e fácil de movimentar, resistente e 100% reciclável. Além disso, os pallets de contenção são fáceis de higienizar e podem ser movimentados com empilhadeiras ou paleteiras.

Outro benefício importante dos pallets de contenção é que são produzidos nas cores amarela e laranja, próprias para áreas de segurança. Além disso, eles possuem diferentes formatos e modelos, favorecendo a organização e a praticidade no ambiente de trabalho.

A Tecnotri produz uma linha completa de produtos plásticos rotomoldados em conformidade com as especificações de Boas Práticas de Fabricação (BPF), OSHA 40 CFR 264 E ISO 4001.

Como vimos, o uso de pallets de contenção para manipulação e armazenamento de produtos químicos em frigorífico possibilita maior eficiência às operações e maior segurança às pessoas e ao meio ambiente, eliminando o risco de derramamentos e contaminações.

Quer saber mais sobre as vantagens dos pallets de contenção para o armazenamento de produtos químicos? Acesse este ebook e veja como acabar com o risco de vazamento desses líquidos.

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×