Os benefícios do uso de pallet rotomoldado em sistemas de distribuição

sistemas de distriuição - logística - tecnotri

Um bom sistema de distribuição é fundamental para aumentar a eficiência do transporte de mercadorias, ampliar a disponibilidade dos estoques e reduzir o tempo de atendimento aos clientes. O uso de pallets para o manuseio, estocagem e movimentação de cargas torna as operações mais ágeis e seguras, reduzindo a necessidade de mão de obra e agilizando os processos.

Saiba como planejar os recursos dos sistemas de distribuição

O planejamento da distribuição de mercadorias possibilita tomar decisões de modo mais eficiente, gerar aumento de competitividade e ampliar as margens de lucro. Com ele, é possível determinar a necessidade de reabastecer os estoques, definir as melhores condições para a distribuição de produtos, otimizar o uso da mão de obra, do espaço físico e dos recursos operacionais.

O planejamento da distribuição envolve fatores como área e volume do armazém, funcionários, empilhadeiras, estanterias, pallets, caminhões e recursos financeiros.

A definição do posicionamento e da função das instalações de armazenagem permite criar um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

O investimento em logística é fundamental para aumentar o nível de qualidade dos serviços prestados pelo armazém. Já existem tecnologias capazes de integrar todas as operações em um centro de distribuição e analisar indicadores de desempenho em tempo real, facilitando assim o planejamento e a tomada de decisões.

Veja como funciona o processo de movimentação de produtos

A distribuição física das mercadorias e a gestão de estoques são realizadas em armazéns chamados de Centro de Distribuição.

sistema de distribuição - tecnotri

O processo de recebimento de produtos inicia-se quando um veículo entra para descarregar as mercadorias no Centro de Distribuição. Após a retirada dos produtos, inicia-se a contagem e conferência física do material.

A seguir, começam as operações de transferência e separação dos produtos. A transferência consiste em deslocar o material da área de recebimento para o local onde ficará estocado, e a separação em retirar o material da área onde foi estocado e levá-lo para a área de consolidação dos pedidos.

O processo de movimentação das cargas pode ser feito a partir da força física humana ou utilizando-se equipamentos como empilhadeiras e/ou transpaleteiras.

Conheça as vantagens do uso de pallets rotomoldados

O pallet plástico rotomoldado pode ser movimentado com o uso de paleteira, empilhadeira (manuais, semi-elétricas, elétricas patoladas, retráteis), trator empilhadeira, empilhadeira todo terreno, carrinho hidráulico e transpalete (manuais, com balança e elétricos).

Os pallets plásticos são versáteis e podem ser configurados para uso no solo, em porta pallet deslizante, drive in dinâmico, rack e estantes metálicas. Eles contam com um moderno sistema de travessas de encaixe que confere rapidez e facilidade na montagem e desmontagem.

Pallet Plástico PL003 Tecnotri

Por sua resistência, o porta-pallet possibilita a armazenagem de produtos grandes e pesados na posição vertical, otimizando o aproveitamento do espaço físico e multiplicando a capacidade de estocagem. A sua estrutura confere acesso direto e individual a cada unidade de carga, facilitando a distribuição dos produtos.

Produzidos em cores diversas, os pallets possibilitam uma organização dos produtos mais eficiente, com fácil identificação das mercadorias, bom uso do espaço físico e rastreabilidade de propriedade. Além disso, eles são até 70% mais leves que os pallets de madeira, possuem peso constante e dispensam manutenção a longo prazo.

Utilize a tecnologia para automatizar seus processos

A automação dos processos de empilhamento e paletização possibilita movimentar maiores quantidades de produtos com mais agilidade e eficiência. Ela elimina boa parte da mão de obra empregada, reduzindo os custos com operação e manutenção e evitando erros e acidentes de trabalho.

Com o uso de empilhadeiras, a operação com pallets otimiza a utilização da mão de obra, reduz a relação dos custos homem/hora e economiza tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias. Além disso, os pallets favorecem a a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.

Como vimos, o uso de pallets plásticos rotomoldados em sistemas de distribuição possibilita tornar os processos de movimentação de cargas mais ágeis e eficientes, utilizar melhor os espaços físicos, reduzir custos e tornar as empresas mais competitivas.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×