Saiba como aplicar a logística reversa no setor farmacêutico

logística reversa - indústria farmacêutica - tecnotri

Em uma das nossas últimas matérias publicadas, falamos da importância da logística reversa no setor farmacêutico. Se você ainda não teve acesso a ela, clique aqui. Em seguida, iremos focar em como implementá-la no seu negócio. Vamos lá?

Implementando a logística reversa no setor farmacêutico

Os cuidados com o manejo dos resíduos devem ser observados desde a geração até a sua disposição final.

A segregação consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, o que permite reduzir o volume de resíduos perigosos e a incidência de acidentes ocupacionais.

Os resíduos segregados devem ser acondicionados em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam a rupturas e puncturas. Os sacos devem estar contidos em recipientes de material lavável, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual.

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração. Devem ficar em recipientes rígidos, resistentes a punctura, ruptura e vazamento e com tampa. Além disso, é expressamente proibido o reaproveitamento desses recipientes.

O armazenamento externo consiste na guarda dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo, com acesso facilitado para os veículos coletores.

A disposição final consiste na disposição de resíduos no solo previamente preparado para recebê-los, conforme Resolução Conama 239/97.

Veja a importância dos pallets plásticos para a logística reversa

O pallet plástico rotomoldado (Super Roto®) favorece a logística reversa. Isso porque ele tem identificações expressivas de posse, que fornecem informações para o gerenciamento do pallet com agente de cargas, empresa exportadora ou com fluxo de material inter-company. Ele possibilita ainda a rastreabilidade utilizando-se, por exemplo, a identificação por Radiofrequência ou RFID.

O pallet plástico traz também a vantagem de ser empilhado, permitindo assim acondicioná-lo em estantes e reduzir o espaço utilizado. Essa característica também facilita a logística reversa. Por exemplo, cinco carretas podem transportar os produtos em pallets na ida e depois uma única carreta é capaz de trazer todos os pallets de volta.

Outro diferencial é a preocupação com o meio ambiente. Enquanto o pallet de madeira dura de dois a três anos, o pallet plástico dura mais de 10 anos. Além disso, esse material pode ser 100% reprocessado, utilizando a mesma matéria-prima, podendo ser reposto por um valor menor que o custo inicial.

Por reduzir o impacto social e ambiental, o pallet plástico ajuda as empresas a entrarem em novos mercados, uma vez que esses cuidados são diferenciais importantes hoje em dia. O cuidado com o meio ambiente e a sociedade também fortalece as relações das empresas com governos, agências reguladoras e outras partes influentes.

O pallet plástico favorece ainda a criação de cadeias de suprimentos mais inclusivas, pois dinamiza o time e fornece uma vantagem para a empresa atrair, engajar e reter talentos.

Saiba mais sobre os pallets plásticos rotomoldados

Por sua resistência, os pallets plásticos rotomoldados (Super Roto®) permitem a armazenagem de produtos grandes e pesados na posição vertical, contribuindo assim para otimizar o aproveitamento do espaço físico e multiplicando a capacidade de estocagem.

Totalmente encaixável e monobloco, esses produtos não sofrem alterações nas suas características de pesos e medidas. Outro benefício é a redução do custo dos fretes, pois os pallets plásticos são mais leves e seu volume pode ser otimizado quando vazio, facilitando também a logística reversa.

Por ser feito de material higienizável e atóxico, o pallet plástico ajuda a evitar contaminações. Além disso, ele é fácil de limpar e sanitizar, pois tem cantos arredondados, sem arestas e imune a agentes externos.

Além disso, ele não absorve umidade e nem sofre ataque de oxidação.

O produto recebe ainda uma proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias. O agente antimicrobiano (proteção KHER®) utiliza a nanotecnologia para aumentar o potencial de ação; permanecendo ativo, eliminando fungos e microrganismos por contato e reduzindo os riscos de contaminação.

Como vimos, a logística reversa é fundamental na indústria farmacêutica. Ela reduz o impacto ambiental e social causado pelos resíduos, de acordo com as exigências da legislação.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as vantagens trazidas pelos pallets plásticos? Fique de olho no nosso blog.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×