Como aplicar ergonomia na logística e evitar LER

Ergonomia na logística

O transporte e a manipulação de carga podem causar nos trabalhadores problemas de saúde e lesões como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por isso é essencial a aplicação da ergonomia na indústria. O uso de pallets plásticos ergonômicos ajuda a evitar esse problema, reduzindo consideravelmente a ocorrência de doenças ocupacionais causadas pelo fator ergonômico.

A logística é um fator fundamental para que as empresas tenham agilidade e eficiência no armazenamento de seus produtos e na solução de problemas gerais. Para que os objetivos sejam atingidos, é indispensável o uso de equipamentos adequados, como os pallets.

Conheça, a seguir, os cuidados com a ergonomia necessários na logística de armazenamento e movimentação de cargas.

Saiba por que utilizar pallets ergonômicos

Cuidados com a ergonomia dos trabalhadores são necessários para evitar lesões como a LER (Lesão por Esforforço Repetitivo). Para evitar esse tipo de problema, as empresas precisam investir em uma estrutura adequada e adotar medidas para que os seus colaboradores possam manter uma postura correta, preservar a sua saúde e ter um melhor desempenho no trabalho.

Para a carga descarga de materiais realizada manualmente, o limite de peso individual é de 60 kg para homens e 20 kg para mulheres. Mas de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esses limites devem sempre considerar o limite de peso suportado e o tipo de movimento que possam comprometer o transporte manual de cargas e prejudicar a saúde e segurança do trabalhador.

PL061 Tecnotri

O importante é que o esforço físico da pessoa seja compatível com a sua capacidade de força, de modo a preservar a sua saúde e segurança. Essa mesma regra deve ser usada quando são utilizados equipamentos para facilitar o transporte, como esteiras, pontes rolantes, carros de mão e outros aparelhos mecânicos de ação manual.

Faça um planejamento logístico considerando a ergonomia

Um planejamento logístico adequado contribui para tornar o ambiente de trabalho mais seguro, diminuir o risco de acidentes e aumentar a produtividade.

Procure identificar os postos de trabalho com maior volume de transporte manual de carga e avalie a possibilidade de implantar um revezamento entre os funcionários. Faça uma análise ergonômica dos postos de trabalho e adote mecanismos para auxiliar na movimentação de mercadorias.

Em seguida, estabeleça metas e objetivos para melhorar as condições de ergonomia, como modernizar equipamentos, conscientizar os funcionários, classificar as atividades realizadas de acordo com os riscos à saúde, avaliar os riscos de acidentes de trabalho e criar comissões de funcionários para que atuem preventivamente junto à equipe. Procure também monitorar as lesões sofridas pelos trabalhadores e estimular a criação de um ambiente mais seguro e saudável.

Desse modo, você será capaz de tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e diminuir os afastamentos de funcionários em função de problemas médicos por lesões ou acidentes ocupacionais.

Atente para as recomendações de saúde e segurança

Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a NR 17 e a NR 36, tratam das questões da saúde ocupacional e atentam para a questão da ergonomia, visando a melhorar as condições da saúde ocupacional dos trabalhadores.

Pallet Plástico PL060 Tecnotri
Pallet Plástico PL060 Tecnotri

Os pallets ergonômicos Tecnotri atendem às normas NR 17 e NR 36 e de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Anvisa. Eles são capazes de reduzir consideravelmente os índices de absenteísmo e doenças ocupacionais causadas pelo fator ergonômico.

Utilizando os pallets plásticos ergonômicos, você aumenta a eficiência do transporte e assegura condições de trabalho saudáveis, reduzindo consideravelmente os índices de absenteísmo dos funcionários e evitando doenças ocupacionais causadas pelo fator ergonômico.

O uso de pallets ergonômicos também proporciona aumento de produtividade, pois contribui para evitar o desgaste físico do colaborador durante as suas atividades e reduzir custos com o turnover (rotatividade de pessoa em uma organização).

Um modelo que é muito utilizado pela indústria, principalmente na área de alimentos, é o pallet PL061 ergonômico, que apresenta uma altura superior à dos pallets comuns – 35 cm de altura –, mais adequada à manipulação e manuseio dos produtos. Ideal para caixas, ele pode ser utilizao tanto no solo quanto em porta-pallets.

Saiba mais sobre os pallets plásticos ergonômicos

Empilháveis, leves e versáteis, os pallets plásticos rotomoldados são monoblocos e não possuem emendas, pregos, ou farpas. Além disso, eles são fáceis de lavar e higienizar. Por isso, facilitam as operações logísticas e oferecem melhor ergonomia e segurança aos operadores.

Os pallets plásticos podem ser produzidos com dimensões personalizadas, desenhos ergonômicos, capacidades de carga variadas. Por isso, oferecem maior versatilidade de uso, maior resistência, durabilidade e segurança nos fluxos logísticos.

Devido à sua longa vida útil, o pallet plástico pode ser reutilizado diversas vezes, pois é feito de polietileno e totalmente reciclável. Por possuir essas características, ele causa menos impacto ambiental que os pallets de madeira.

Como vimos, o planejamento logístico e o uso de materiais adequados são fundamentais para assegurar as condições de saúde e eficiência no transporte de cargas. O uso de pallets plásticos ergonômicos contribui para garantir a boa ergonomia dos trabalhadores e aumentar a segurança, produtividade e eficiência logística.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×