Como fazer um transporte de medicamentos seguro

A indústria de medicamentos precisa observar uma série de cuidados para assegurar a higiene e segurança de seus produtos em todas as etapas de produção, transporte e armazenamento. Afinal, as matérias-primas utilizadas apresentam uma grande sensibilidade às variações de temperatura, umidade e iluminação, bem como estão sujeitas a contaminações cruzadas. 

Diante do rigor das normas às quais os medicamentos são submetidos, o setor precisa ficar muito atento às exigências com a higiene e segurança de seus produtos. Para garantir a integridade das suas propriedades químicas e evitar contaminações, é recomendado o uso de sistemas de transporte especiais, como as gaiolas de proteção.

Você já teve problemas com o armazenamento e transporte de materiais da sua indústria? Neste artigo, vamos falar sobre a importância do uso de gaiolas para a segurança logística da indústria farmacêutica.

Cuidados necessários no transporte de medicamentos

Para garantir a higiene e segurança e conservar bem os medicamentos, alguns métodos devem ser observados durante os processos logísticos.

Contar com um profissional farmacêutico

Umas das principais obrigações para o manuseio de medicamentos é a presença de um profissional capacitado. Ele deve se responsabilizar por uma série de cuidados necessários para se adequar às normas que regem o setor:

  • * Assegurar que todos os itens transportados são registrados e de empresas autorizadas;
  • * Criar rotinas para a higienização dos veículos e controle das condições ambientais;
  • * Capacitar os funcionários envolvidos nas operações logísticas;
  • * Gerenciar o cumprimento da legislação sanitária;
  • * Autorizar ou cancelar o transporte de diferentes medicamentos no mesmo veículo.

Utilizar embalagens e veículos adequados

Vários compostos ativos dos medicamentos são alterados se forem colocados em condições inadequadas de conservação. Por isso, é importante o uso de embalagens e veículos adequados, capazes de garantir a higiene, a temperatura recomendada e o isolamento de possíveis contaminantes.

Caso o medicamento solicite uma temperatura menor que a do ambiente, o transporte precisa ser capaz de refrigeração e isolamento térmico até a finalização do processo. Além disso, algumas matérias-primas necessitam de embalagens térmicas específicas ou de proteção extra para evitar contaminações cruzadas.

Além disso, é necessário se preocupar com fatores como umidade, iluminação e incidência solar. Todas as recomendações indicadas pelos fabricantes e especialistas precisam ser obedecidas à risca. 

Por isso, alguns cuidados com a entrega e o armazenamento para conservar a estrutura química dos produtos devem ser observados:

  • * Seguir cuidadosamente as indicações dos fabricantes em relação à umidade, exposição à luz, temperatura e outros aspectos que afetam na qualidade dos medicamentos;
  • * Estocar as embalagens de maneira eficiente e segura, em embalagens adequadas;
  • * Certificar o lote de medicamentos com exatidão;
  • * Garantir a segurança na entrega das mercadorias para evitar a separação ou contaminação dos produtos.

Seguir os padrões de qualidade da Anvisa

As normas de qualidade e segurança observadas pela indústria farmacêutica são estabelecidas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Para se adequar às exigências, o setor precisa observar uma série de cuidados durante o transporte:

  • * Esclarecer quais medicamentos são classificados como perigosos e controlados;
  • * Observar os cuidados necessários no manuseio de itens perecíveis;
  • * Descrever as fases das operações de estocagem e transporte;
  • * Informar os aspectos da operação, como funcionamento, utilização da mão de obra, processo de carregamento das coletas e devolução da mercadoria;
  • * Informar a respeito das movimentações tributárias da instituição.

Como vimos, muitos cuidados são necessários para fazer um transporte de medicamentos seguro, garantir a qualidade dos produtos e observar as regras que regem o setor.

Você gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre como aumentar a segurança np transporte de medicamentos? Entre em contato conosco!

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.