Como implementar uma logística verde na sua empresa?

Logistica Verde na Empresa Tecnotri

Atualmente, a busca pela sustentabilidade se mostra não apenas uma maneira de exercer a responsabilidade ambiental, mas também um diferencial competitivo importante para as empresas.

Nesse contexto, ganha espaço o conceito de logística verde, que se refere ao conjunto de práticas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades logísticas. Essa concepção afeta toda a configuração dos processos, estruturas, sistemas de transporte, distribuição e armazenagem das empresas. Portanto, o objetivo principal é encontrar o equilíbrio econômico e ecológico.

Entenda o que é e como funciona a logística verde

A logística verde tem por finalidade ampliar o desenvolvimento sustentável das empresas e reduzir os impactos das suas atividades sobre o meio que a cerca.

A ideia é que a empresa estabeleça práticas eficazes para explorar os recursos naturais com responsabilidade, evitando gerar lixo e reduzindo a emissão de poluentes no meio ambiente.

Entre os seus objetivos principais, podemos citar:

  •       Reduzir as emissões de carbono das operações logísticas e controlar seus resultados. Uma das metodologias mais utilizadas para o cálculo dos níveis de emissões de gases de efeito estufa é a norma internacional UNE-EN 16258:2013.
  •       Diminuir a poluição do ar, solo, água e sonora, analisando o seu impacto em cada uma das etapas logísticas.
  •       Fazer um uso racional dos recursos naturais, reciclando embalagens e reutilizando contêineres.
  •       Encontrar soluções eficazes e viáveis economicamente para reduzir a dependência com relação aos combustíveis fósseis no transporte de mercadorias.

Saiba como a logística verde se distingue da logística reversa

Uma confusão bastante comum envolve a distinção entre a logística verde e a logística reversa. Ao contrário do que muita gente pensa, esses dois conceitos não significam a mesma coisa, ainda que estejam relacionados e sejam norteados pela preocupação com o meio ambiente.

Em comum, os dois prezam pela reciclagem, pela remanufatura e pelo uso de embalagens reaproveitáveis. Mas a diferença é que a logística reversa se encarrega principalmente da devolução dos produtos e do retorno comercial por parte das empresas. O seu objetivo principal é melhorar a reciclagem de embalagens, produtos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes e agrotóxicos.

A logística verde, por sua vez, se volta para aspectos mais amplos, como a diminuição do uso de embalagens e a redução do impacto ambiental das indústrias. Por isso, a logística reversa é uma parte integrante da logística verde, que é um conceito mais amplo, mas não significa a mesma coisa.

Um ponto importante é que tanto a logística reversa quanto a logística verde têm respaldo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) do Ministério do Meio Ambiente.

Implementar logistica verde na empresa Tecnotri

Veja como implementar a logística verde na sua empresa

Muitas medidas podem ser adotadas pelas empresas para tornar os seus processos logísticos mais sustentáveis. Desse modo, é possível reduzir os desperdícios a partir da melhoria global dos processos.

No setor de compras e fornecimento, podem ser incluídos critérios de sustentabilidade no momento de avaliar as propostas dos fornecedores. Pode-se, por exemplo, optar por comprar embalagens ecológicas e limitar o uso do plástico.

Na área de transporte, deve-se optar por veículos que restringem o máximo possível as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, podem ser utilizados sistemas que auxiliem no planejamento das rotas de entrega dos produtos, de modo a economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes.

Na etapa de armazenamento, devem ser priorizados aspectos como a eficiência no consumo de água e energia, o uso de fontes energéticas alternativas e o manejo de resíduos.

Também é possível reduzir os deslocamentos dentro do armazém com uma boa gestão de localizações e um planejamento otimizado das tarefas de picking.

Além disso, os resíduos gerados devem ser gerenciados com critérios sustentáveis. Para isso, deve ser estabelecido um processo de classificação dos resíduos de acordo com os materiais que serão reciclados.

Veja as vantagens de utilizar o pallet plástico

Devido à sua longa vida útil, o pallet plástico pode ser reutilizado diversas vezes, pois é feito de polietileno e totalmente reciclável. Por isso, causa menos impacto ambiental que os pallets de madeira.

Os pallets plásticos também são leves, 100% recicláveis, atóxicos, resistentes a produtos químicos e têm vida útil acima de 10 anos. Além disso, são laváveis e de fácil higienização.

Por possuir características como leveza, resistência e peso constante, esses produtos ajudam a otimizar as operações logísticas. Por isso, possibilitam maior racionalização e uniformização do local de estocagem, melhor aproveitamento do espaço físico e aceleração dos processos.

O pallet plástico rotomoldado também favorece a logística reversa, pois tem identificações expressivas de posse. Esse recurso pode fornecer informações para o gerenciamento do pallet. Além disso, ele possibilita a rastreabilidade utilizando-se, por exemplo, a Identificação por Radiofrequência ou RFID.

Como vimos, a logística verde envolve práticas que possibilitam tornar as operações mais eficientes e sustentáveis, trazendo muitos benefícios ambientais e também econômicos.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como é possível aumentar a eficiência logística de sua empresa? Clique aqui.

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.