Como se preparar para a nova ISO 22.000:2018

126

As organizações que atuam na área de alimentos devem ter muito cuidado para controlar os perigos à segurança dos alimentos, a fim de garantir que o produto seja seguro para o consumo humano.

O nível de exigência cada vez maior por parte dos consumidores vem levando as empresas da indústria alimentícia a buscar cada vez mais atuar dentro de especificações técnicas e das normas de segurança para a produção, transporte e armazenamento de alimentos.

Uma certificação que merece a atenção dos gestores da indústria alimentícia é a nova versão da norma ISO 22.000:2018 (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos), que substitui a versão de 2005, trazendo novas cláusulas revisadas. Os fabricantes da indústria têm um prazo de três anos para se adequar às mudanças exigidas.

Entenda por que ocorrem mudanças nas normas

As normas da ISO são revisadas a cada cinco anos. Desde a primeira publicação da norma, muita coisa mudou na indústria de alimentos, e as organizações identificaram a necessidade de adotar este novo padrão, em busca de melhorias e de enfrentar problemas, como as contaminações que vêm ocorrendo nos alimentos em todo o mundo.

A nova norma integra os princípios do sistema APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle), de modo a combinar os critérios da APPCC com o Programa de Pré-Requisitos (PPR), com foco na segurança de alimentos relacionada com a presença de riscos para o consumidor final.

Os requisitos desta norma são genéricos e podem ser aplicados em qualquer elo da cadeia produtiva, seja para os produtores diretos ou para as empresas que atuam indiretamente na produção de alimentos.

Frigorifico TRI 20160604 1419 As Smart Object 1

Para receber a certificação, as organizações têm que estar de acordo com as especificações da norma. Ou seja, toda a produção deve estar de acordo com o planejamento, a implementação, a operação, a manutenção e a atualização do sistema de gestão da segurança de alimentos.

Saiba como implementar as normas em sua organização

Para se preparar para a implementação das normas, recomenda-se que o gestor conheça detalhadamente o conteúdo e os requisitos da ISO 22.000:2018 e as mudanças com relação à norma anterior.

O primeiro passo é adquirir a norma da ISO 22000 na ABNT e estudá-la. Uma boa opção é buscar cursos e profissionais especializados para ajudá-lo a entender detalhadamente as normas e a adequar a sua empresa às suas exigências.

O passo seguinte para a implantação da ISO 22000 é definir o escopo que será auditado. Para isso, você deve definir qual parte da sua empresa deverá receber a certificação, seja a fábrica, o escritório, a área administrativa ou toda a empresa. Tendo isso em mente, você estará apto a começar a mapear cada requisito exigido, atentando para as ações que deve tomar.

Identifique as lacunas que precisam ser sanadas para atender aos novos requisitos das normas e estabeleça um plano para a sua implementação. Em seguida, desenvolva as ações necessárias e atualize o seu sistema de gerenciamento para atender aos novos requisitos.

Um treinamento deve ser oferecido aos funcionários que ocupam cargos mais relevantes, para que eles compreendem os novos requisitos e as principais mudanças trazidas. Posteriormente, é importante avaliar a eficácia da implementação, usando auditorias internas, e buscar ações corretivas, se necessárias.

Conheça os requisitos da norma ISO 22.000/2018

A norma ISO 22.000 especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, determinando os elementos necessários para que uma organização da cadeia produtiva possa controlar os perigos de contaminação e garantir a segurança dos alimentos para o consumo humano.

A norma apresenta quatro elementos-chave, que garantem a segurança dos alimentos da produção até o consumo final:

  1. Comunicação interativa;
  2. Gestão de sistema;
  3. Programa de Pré-requisitos;
  4. Princípios de Análise dos Perigos e Ponto Crítico de Controle (APPCC).

Veja quais são as revisões trazidas pela nova norma

As principais mudanças relevantes trazidas pela nova norma são estruturais e conceituais. Nos conceitos, houve modificação na abordagem por processo, os ciclos PDCA – do inglês, Plan-Do-Check-Act (Planeje, Faça, Confira e Aja), estratégicos para o negócio e operacionais para o produto, e na gestão de riscos (ABNT NBR ISO 31.000:2018). Também houve mudanças nas terminologias e no glossário.

As vantagens principais da ISO 22.000:2018 são promover a compatibilidade da norma com outras ISOs; facilitar o trabalho das organizações na interpretação e implementação da norma; ajudar a avaliação do auditor; facilitar a integração das normas em um sistema de gerenciamento, evitando duplicações em sistemas integrados; e gerar maior foco em cada requisito.

Quanto à Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP), é feita uma descrição para esclarecer as diferenças entre alguns termos-chave, como Pontos de Controle Críticos (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPRO) e Programas de Pré-Requisitos (PPRs), com foco na segurança de alimentos relacionada com a presença de riscos no momento do consumo pelo consumidor.

O que você achou deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.