Dia Mundial da Água. A importância da conscientização e preservação

dia mundial da água

Nós temos o privilégio de viver em um dos países que abrigam a maior parte da água disponível para o consumo no mundo. O Brasil dispõe de mais água doce do que qualquer outro país, mesmo assim, já podemos sentir o efeito da escassez. Seja em regiões do interior do nordeste – que historicamente sofrem com as secas – até episódios mais recentes em grandes centro como São Paulo, que sofreram com racionamento de água.

Encontrar formas de economizar e evitar o desperdício deste recurso essencial para a vida é o que pode nos ajudar a evitar que episódios assim se agravem ainda mais. No Dia Mundial da Água preparamos este artigo que especial para você que quer saber mais sobre como fazer sua parte e encontrar alternativas para utilizar a água de maneira mais eficiente, sem desperdícios e com economia dinheiro.

Por que o Dia Mundial da Água é celebrado?

O Dia Mundial da Água é comemorado em todo o mundo para aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância desse recurso natural em vários aspectos da nossa vida cotidiana, incluindo o meio ambiente, saúde, agricultura e comércio.

O dia foi definido como um evento anual em 1993 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde o início da celebração desta data, a ONU é responsável pela seleção do tema do Dia Mundial da Água, direcionando os esforços em projeto de conscientização e de atividades práticas ao redor de um tema único em todo o mundo.

Uma gota de esperança

Governos e ONGs participam da data promovendo as comemorações do Dia Mundial da Água chamando a atenção do público sobre as questões mais críticas em relação ao acesso à água no mundo. Para este ano, o tema é “Não deixar ninguém para trás.”

“O acesso à água é um direito vital para a dignidade de todos os seres humanos. Ainda assim, bilhões de pessoas continuam sendo privadas desse direito”. Afirmou a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.

dia mundial da água

O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como um direito humano. Mesmo assim, mais de 2 bilhões de pessoas ainda sofrem com a escassez de água, embora muitos avanços tenham ocorrido nos últimos anos.

Alguns números sobre a água no mundo:

  1. 2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável em casa;
  2. Cerca de 4 bilhões de pessoas – quase dois terços da população mundial – sofrem escassez severa de água durante pelo menos um mês do ano;
  3. Globalmente, 80% das pessoas que usam fontes de água inseguras e desprotegidas vivem em áreas rurais;
  4. Mais de 700 crianças com menos de cinco anos de idade morrem todos os dias devido a diarreia ligada a água contaminada e falta de saneamento.

O que você pode fazer para preservar a água?

A água é um recurso natural abundante. Ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. Mas 97% desta água é salgada, portanto, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2,5% está presa em geleiras. Dos 0,5% de água restantes, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos de difícil acesso. Nos restam 0,04% de água disponível na superfície, em rios, lagos e mangues.

Por outro lado, com a utilização de sistemas de armazenamentos domésticos de água, é possível reaproveitar a água da chuva para lavar calçadas, áreas externas, veículos e na descarga sanitária, para citar alguns exemplos.

É uma maneira inteligente de preservar e ainda economizar algum dinheiro evitando o uso da água potável encanada em atividades que demandam um grande volume desse recurso.

Cisternas: uma maneira prática e econômica de armazenar água em casa

Ao adquirir uma cisterna, você não protege o meio ambiente, mas também garante uma economia de até 50% nos gastos com água potável. Entre as opções disponíveis no mercado, as cisternas em plástico rotomoldado como as da Tecnotri apresentam muitas vantagens, pois permitem o armazenamento de água de forma prática e econômica e segura.

A cisterna Tecnotri, também conhecida como Kit Reúso de Água não precisa ser enterrada, evitando gastos com obras e alterações na planta residencial. Se adapta a garagens, corredores estreitos e pequenos espaços. Por ser predominantemente vertical, compacta e modular é ideal para todo tipo de residência, independente do tamanho.

Kit Reúso de Água Cisterna 1050 Litros Tecnotri

Entre os modelos que se destacam estão o de 1.000 L, indicado para locais onde o espaço no solo é maior e o modelo de 1.050 L para ambientes com maior espaço vertical.

Você já utiliza cisternas na sua residência?

Saiba tudo sobre os Kits Reúso de Água clicando aqui.

As cisternas verticais são uma ótima opção para quem está pensando em adotar este sistema mas não quer arcar com custos de obras e dispõe de pouco espaço. Encontre um modelo de cisterna que se adapta melhor ao lugar onde você mora e faça a sua parte na preservação deste recurso tão importante para a nossa vida. E o que é melhor: economizando dinheiro.

Fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas:


O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.