Ergonomia e o aumento de produtividade na indústria

ergonomia e produtividade na industria

O trabalho nas linhas de produção pode ser muito desgastante para os funcionários se não forem observados os cuidados necessários com a ergonomia. Por isso, as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da ergonomia para o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento do sistema produtivo e logístico.

Saiba o que significa ergonomia

O termo ergonomia vem do grego ergo (trabalho) e nomos (regras), leis naturais. Ergonomia pode ser entendida então como o estudo das interações entre seres humanos e máquinas no trabalho.

Os estudos nessa área surgiram em 1949, quando a Sociedade de Pesquisa em Ergonomia foi criada na Inglaterra.

O objetivo principal da ergonomia é desenvolver técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, em busca de proporcionar as condições de segurança, bem-estar e eficiência ideais no modo como um e outro interagem.

Ergonomia na logística

Conheça os cuidados de ergonomia na indústria

Os cuidados com a ergonomia preservam a saúde dos trabalhadores, evitando o esforço desnecessário dos trabalhadores e contribuindo para aumentar a produtividade e reduzir as faltas ao trabalho e os índices de rotatividade de pessoal (turnover).

A atenção à ergonomia na indústria também evita que as empresas enfrentem processos trabalhistas de funcionários afastados do trabalho por doenças como a lesão do esforço repetitivo (LER).

Além de modernizar os equipamentos, também é importante conscientizar os funcionários com relação à postura adequada a ser adotada no trabalho e alertá-los sobre os possíveis riscos à saúde durante as operações.

Alterações nas linhas de produção e na armazenagem, como diminuir a altura entre o pallet e a bancada do trabalhador, uso de protetores auriculares e acréscimo de uma lâmpada focada no posto de trabalho podem contribuir para melhores condições ergonômicas do trabalhador.

Saiba como os pallets contribuem com a ergonomia

Pensando em atender às necessidades de segurança e ergonomia na indústria, a Tecnotri lançou uma linha de pallets ergonômicos rotomoldados e contentores ergonômicos, desenvolvidos para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores.

Os pallets e contentores ergonômicos têm dimensões, funções, cores e texturas que proporcionam conforto, praticidade e segurança aos profissionais.

Ergonomicos Tecnotri

Os pallets ergonômicos Tecnotri permitem aos colaboradores acondicionar as caixas de acordo com os padrões recomendados pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). A instituição criou uma equação com base em critérios fisiológicos, biomecânicos e psicofísicos, com o objetivo de determinar a altura correta de levantar e depositar as cargas, evitando posturas e movimentos inadequados do tronco e dos membros superiores.

A recomendação da NIOSH, em relação à medida vertical, é que os pallets mantenham a janela ergonômica compreendida entre 51 cm e 125 cm em relação ao solo.

O ideal seria que o operador não precise se abaixar ou curvar a coluna ao se abaixar para levantar uma caixa no chão. Por isso, a Tecnotri desenvolveu modelos de pallets mais altos, com até 60 centímetros de altura.

Os pallets rotomoldados da Tecnotri também atendem às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a a NR 17 e a NR 36, que tratam das questões da saúde ocupacional e indicam parâmetros para adaptar as condições de trabalho aos colaboradores.

Escolha um bom sistema de armazenagem

Os sistemas de armazenagem podem contribuir significativamente para melhorar a ergonomia dos trabalhadores. Com o sistema de armazenagem com pallets, é possível facilitar a movimentação das mercadorias, evitando acidentes e oferecendo maior segurança para os trabalhadores, além de proteger os produtos contra impactos e quedas.

A armazenagem com pallets também permite a verticalização dos armazéns, aumentando o seu espaço útil e garantindo o fluxo de mercadorias.

O sistema de armazenagem porta-pallets é a melhor opção para empresas que precisam localizar rapidamente os produtos, movimentá-los e direcioná-los sem precisar movimentar outras cargas.

Com o objetivo de melhorar as condições ergonômicas, a indústria procura também vem procurando utilizar sistemas automáticos ou semi-automáticos para estabilização de cargas paletizadas.

Como vimos, utilizando os pallets plásticos ergonômicos, você será capaz de assegurar condições de trabalho saudáveis para os trabalhadores, reduzindo consideravelmente os índices de absenteísmo e doenças ocupacionais causados pela ergonomia na indústria.

Leia mais sobre ergonomia:

Ergonomia na IndústriaErgonomia na Indústria. Especialistas debatem sobre o tema

Desde suas implementações, as Normas Reguladoras visam estabelecer algumas regras que permitam as melhores condições de trabalho, respeitando as características físicas e psicológicas de cada trabalhador… [continue lendo]

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×