Gestão de estoque muito mais eficiente. Como colocar em prática?

gestão de estoque - tecnotri

A gestão de estoque é uma das áreas fundamentais para o bom funcionamento das empresas. A organização e a movimentação adequada dos produtos dentro dos armazéns possibilita um maior controle das mercadorias, aumento de agilidade nas operações e melhor planejamento logístico.

Saiba como fazer o controle do estoque

Manter um controle adequado do estoque é um modo de assegurar que todos os pedidos dos clientes serão atendidos. O controle de saídas de mercadorias deve garantir o estoque mínimo necessário para atender à demanda. O gestor precisa ter conhecimento sobre todos os itens existentes, a quantidade e os valores mantidos, e fazer a conferência periodicamente.

Para uma gestão eficiente do estoque, o gestor deve conhecer muito bem o seu público e reunir informações que lhe auxiliem a analisar o quanto de mercadorias ele deve comprar, como demografia, comportamento, frequência de compra e ticket médio. Também devem ser considerados aspectos importantes como sazonalidade, fatores econômicos, fatores climáticos e estar preparado para imprevistos.

Para realizar um controle adequado, o gestor deve manter anotações detalhadas sobre todos os itens armazenados, como a data de aquisição das mercadorias; o fornecedor; o valor de cada item; o prazo de validade; a quantidade de mercadorias armazenadas; o giro do estoque; a entrega de mercadorias; o inventário de estoque.

Utilize boas práticas de gestão de estoque

Para uma gestão eficiente do estoque, o gestor deve analisar os indicadores de desempenho, como giro de estoque, desempenho da produção e entrega, entre outros índices. Para ter esses dados disponíveis, ele precisa documentar cuidadosamente a entrada e saída dos artigos produzidos e realizar inventários periódicos.

Gestão de estoque - tecnotri

O inventário deve ser atualizado frequentemente para prevenir falhas e garantir um bom fluxo de mercadorias. O uso de código de barras facilita a busca pelos itens no sistema de gestão. O controle rigoroso de estoque evita que se perda o controle dos produtos comercializado e se tenha perdas de vendas.

Uma boa prática de gestão de estoque é a utilização do estoque médio, ou seja, o cálculo da quantidade necessária de itens para atender corretamente a todas as solicitações dos clientes. Com ele, é possível garantir um bom giro de estoque, ou seja, o número de vezes, durante um período, em que o estoque foi renovado. Para isso, é utilizada a seguinte fórmula:

Giro de estoque = valor consumido no período ÷ valor de estoque médio no período

As novas tecnologias têm auxiliado muito os trabalhos dos gestores na análise da grande quantidade de informações. Utilizar um sistema de gestão informatizado facilita a inserção de dados sobre as mercadorias. Com ele, é possível dar baixa automaticamente nas entradas e saídas dos produtos e unificar todas as informações. Desse modo, o gestor consegue manter o controle de todos os itens, ganhar agilidade nas operações e fazer a manutenção do inventário mais facilmente.

Veja como a palletização ajuda a controlar o estoque

Depois de implantar a organização do estoque, o gestor deve definir regras claras para realizar a movimentação das mercadorias e agilizar a entrega de pedidos. Um dos principais itens utilizados nessa organização são os pallets, unitizando cargas fracionadas.

Fábrica Tecnotri

Os pallets também conferem maior segurança às operações de movimentação. Carregar mercadorias pesadas pode exigir grande esforço físico dos seus colaboradores e causar danos à sua saúde física. Por isso, é importante ficar atento a questões de ergonomia do trabalho que, se não forem bem estruturadas, podem trazer muitos prejuízos.

O gestor deve ser cuidadoso ao escolher o tipo de pallet e buscar aquele mais adequado às suas necessidades. Para a produção de alimentos, por exemplo, é aconselhável que sejam utilizados pallets plásticos, que se adequam melhor ao ambiente refrigerado e são mais fáceis de limpar e higienizar.

Conheça os benefícios da palletização

A palletização é um meio de armazenar os produtos do seu estoque com o uso de pallets. Ela possibilita que você disponha os produtos de modo organizado e vertical em seu armazém, otimizando o espaço físico, facilitando a logística e a movimentação de mercadorias.

A palletização do estoque beneficia a organização e a distribuição das mercadorias no centro de distribuição. Para realizar a palletização, são utilizadas máquinas específicas para empilhamento dos pallets, como as paleteiras. Desse modo, o gestor tem mais controle sobre os produtos guardados no estoque e maior facilidade para disponibilizá-los para os seus clientes.

Tenha mais segurança e agilidade no armazenamento

Leves e fáceis de transportar, os pallets rotomoldados possuem abas que auxiliam no transporte e armazenagem dos alimentos, evitando que as caixas deslizem sobre os pallets.

Outra vantagem do pallet plástico é a sua capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robustos, esses produtos possibilitam o empilhamento das caixas. Além disso, por serem monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.

Os pallets plásticos também são fáceis de limpar e higienizar, o que evita a proliferação de microrganismos e bactérias. Diferentemente dos pallets de madeira, os pallets de plástico não são porosos e nem absorvem a umidade, o que contribui para evitar contaminações.

Além disso, o pallet plástico possui proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.

Como você pôde perceber, a palletização pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, melhorando os seus processos e potencializando os seus resultados, em uma operação confiável e segura.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×