Honda inaugura segunda fábrica com energia limpa

energia limpa

A Honda inaugurou, no dia 27 de março, a sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, em Itirapina (SP). A nova unidade tem capacidade nominal de produção de até 120 mil carros ao ano. Até 2021, todos os modelos feitos pela marca no Brasil sairão das novas linhas de montagem.

A empresa também está expandindo a capacidade de geração de energia de seu parque eólico. Todos os carros fabricados em Itirapina utilizarão energia limpa. A fábrica receberá energia do parque eólico da Honda em Xangri-Lá (RS), que terá a sua capacidade de geração ampliada de 27,7 para 30 megawatts com a instalação de mais uma torre, elevando de nove para dez o número de aerogeradores.

Conheça as iniciativas de energia limpa da Honda

Desde novembro de 2014, o parque eólico da Honda fornece energia limpa e renovável para o complexo de Sumaré, interior de São Paulo, onde se localizam a sede administrativa da marca na América do Sul, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda na região, além da fábrica de automóveis.

Em 2011 , a Honda Motor estabeleceu novas metas de emissões de CO2 para todas as suas unidades no mundo, em linha com a política de compromisso ambiental da empresa. Com a medida, a montadora pretende reduzir as emissões de CO2 de suas motocicletas, automóveis e produtos de força em 30% até o final de 2020, tomando como base os níveis do ano 2000.

A empresa busca desenvolver tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente para seus processos produtivos e produtos. Em todo o mundo, as fábricas Honda praticam o programa Green Factory (Fábrica Ecológica), que atua em diversas frentes, como tratamento de efluentes, redução da geração de resíduos no processo produtivo e melhoria da eficiência no uso de energia.

Pallets de contenção contribuem para a preservação ambiental

Os pallets de contenção são utilizados em indústrias do segmento de motores e peças para armazenar óleos, lubrificantes e graxas. O uso de pallets de contenção é muito importante para evitar vazamentos e contaminações dos produtos e assegurar a qualidade e segurança de todo o processo de produção.

Esses produtos também se mostram muito úteis em concessionárias e oficinas mecânicas, pois garantem um ambiente seguro e adequado às normas e padrões de segurança. Cerca de 50 concessionárias Honda estão se adequando às novas normas de contenção de vazamentos em montadoras de veículos.

O pallet de contenção é usado para o armazenamento e para evitar o derramamento de líquidos perigosos e inflamáveis no ambiente, evitando assim riscos de contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos. O produto oferece maior segurança às indústrias e atende às normas Anvisa, Boas Práticas de Fabricação (BPF), ISO 14001 e às normas internacionais OSHA 40 e CFR 264.

Atóxico e imune a agentes químicos, o pallet de contenção oferece grande resistência à corrosão e à ação do tempo. Ele impede que o derramamento de líquidos químicos e inflamáveis, como óleos, graxas e líquidos corrosivos de baterias, contaminem o ambiente. Além disso, possibilita que o líquido derramado seja reutilizado, reduzindo custos operacionais e evitando o desperdício do óleo.

Disponível em diversos formatos e modelos, o pallet de contenção Tecnotri possui grade reversível, permitindo acomodar tambores em uma face e embalagens de diversos tamanhos, como baterias, na outra. Além disso, ele é leve, fácil de desmontar e higienizar e pode ser movimentado com empilhadeiras ou paleteiras.

Entenda como o pallet de contenção evita a contaminação

Um dos principais problemas encontrados nas oficinas mecânicas é o modo como os líquidos são armazenados em tambores, galões e outros recipientes. O acondicionamento em pallets de madeira vazados na parte inferior e sem proteção de escoamento contra vazamentos se mostra ineficiente e perigoso ao ambiente e às pessoas.

Por isso, recomenda-se o uso de pallets plásticos de contenção, que foram desenvolvidos para reter líquidos contaminantes, como os de baterias e filtros de óleo usados, assegurando a limpeza do local e preservando o meio ambiente. O pallet de contenção permite que o líquido derramado possa ser reutilizado e oferece excelente resistência química, baixo peso e fácil mobilidade.

A lavagem das peças nas oficinas deve ser feita com equipamento adequado. Esse espaço deve ser separado do ambiente de serviço e durante a lavagem das peças, a água contaminada cai em caixas separadoras que separam a água e o óleo. Essa limpeza acontece periodicamente com um caminhão de drenagem. O óleo lubrificante usado é acondicionado em tambores até que a empresa especializada colete o material.

Como vimos, a nova fábrica da Honda utilizará tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. O uso de pallets de contenção no segmento de motores, peças, oficinas e concessionárias possibilita maior eficiência às operações e maior segurança às pessoas e ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre as aplicações dos pallets plásticos e como eles podem contribuir para trazer mais eficiência e segurança para a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas:

Falar com especialista
O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×