Como a Indústria 4.0 pode transformar as indústrias de alimentos

indústria 4.0 - indústrias de alimentos

Estamos no meio de uma transformação sem precedentes em relação à maneira como produzimos graças à revolução digital. Essa transição é tão significativa que está sendo chamada de Indústria 4.0. Neste artigo, iremos falar sobre como ela pode transformar os processos das indústrias de alimentos. Vem com a gente:

A indústria 4.0 representa a quarta revolução que ocorreu na manufatura de produtos. A primeira foi representada pela mecanização, através da máquina a vapor. Depois disso vieram a linha de produção em massa, linhas de montagem movidas a eletricidade e adoção de sistemas computadorizados. Por fim, chegamos à era da automação e sistemas autônomos, alimentados por dados e aprendizado de máquina.

Nesse sentido, a indústria de alimentos e bebidas está evoluindo rapidamente. A conectividade e um fluxo interminável de dados estão impulsionando o setor para uma nova era digital. Essa nova realidade, sem dúvida, mudará o perfil do setor e as organizações precisarão se preparar para a automação.

A indústria 4.0 já está mudando a forma como produzimos

A velocidade dos novos avanços tecnológicos vem transformando a indústria tradicional em um prazo muito curto. Embora hoje a produção de alimentos ainda seja, em grande parte, conduzida de maneira centralizada, no futuro, máquinas e matérias-primas se organizarão independentemente, transpondo as divisões corporativas de maneira similar ao que acontece com as redes sociais.

Uma combinação de sistemas integrados junto com a Internet das Coisas (IoT) tornam a Indústria 4.0 possível, e a fábrica inteligente uma realidade. Como resultado do emprego de máquinas inteligentes que ficam cada vez mais eficientes à medida que obtêm acesso a mais dados, as fábricas se tornarão mais produtivas e com menos desperdício.

Em última análise, é essa rede de máquinas conectadas digitalmente umas com as outras, criando e compartilhando informações que resultam no verdadeiro poder da Indústria 4.0. E a indústria de alimentos pode se beneficiar muito com isso.

Onde a Indústria 4.0 pode revolucionar as indústrias de alimentos

indústria 4.0 - indústrias de alimentos

Mas como a indústria 4.0 pode transformar as indústrias de alimentos? Separamos alguns pontos importantes para você entender este processo. Confira:

Rastreabilidade e recall de produtos

Recall de alimentos e bebidas podem se tornar necessários devido a reclamações de consumidores ou inspeções de órgãos fiscalizadores. A pressão está aumentando nos fabricantes para instituir recalls de produtos o mais rápido possível.

A rastreabilidade da contaminação é, no entanto, uma questão delicada. Isso acontece por vários fatores, como impurezas microbianas e erros de rotulagem e embalagem. Além disso, a contaminação por substâncias potencialmente perigosas, como óleo de máquina ou riscos biológicos, devem ser levados em consideração.

As tecnologias de sensores contribuem para esse esforço. Existem muitas variedades de sistemas inteligentes de identificação que permitem uma melhor rastreabilidade.  A rotulagem de identificação por radiofrequência (RFID), que rastreia as lavouras desde a colheita para poder identificar as origens da carga é um exemplo. Além disso, também existem outros sistemas que permitem o rastreamento sistemático e eficiente de dados, desde a matéria-prima até o produto final.

Atender aos anseios de consumidores cada vez mais exigentes

Os consumidores do século XXI pesquisam seus produtos em seus smartphones. Por isso, muitas vezes, os escolhem conscientemente, dependendo dos nutrientes que desejam ter em sua dieta.

Portanto, para motivar os consumidores a comprar seus produtos, os fabricantes e varejistas devem escolher soluções que permitam influenciar as decisões de compra no próprio ponto de venda. Um exemplo disso são os displays de PDV, que se integram aos celulares de seus clientes.

Uma tecnologia emergente é a rotulagem inteligente. A combinação de rotulagem sem fio, aplicativos de software e plataformas de nuvem, permite que os clientes leiam os rótulos com seus smartphones. Dessa forma, isso garante a autenticidade do produto e fornece informações sobre classificações, programas de fidelidade ou vídeos informativos e promocionais.

Gestão de dados nas indústrias

A otimização da troca e coleta de dados em todas as máquinas da cadeia de produtos permite não apenas o acesso rápido aos dados essenciais, mas também garante que todas as etapas do processo sejam documentadas com segurança.

Dessa forma, por exemplo, a computação em nuvem pode ajudar os fabricantes a fornecer dados relacionados a um ou até milhares de produtos para análise. 

indústria 4.0 - indústrias de alimentos

Personalização de produtos em um nível ainda mais específico

A produção de uma única unidade para atender a pedidos personalizados de clientes tem sido até o momento extremamente difícil de implementar. Com o advento das novas tecnologias, isso pode se tornar uma realidade cada vez mais comum.

A possibilidade de automação e as tecnologias de sensores que já citamos permitem a personalização em um nível ainda mais pessoal, de acordo com as solicitações do cliente. Será possível, por exemplo, enviar pacotes personalizados diretamente ao cliente, com seus próprios rótulos e com o produto que ele “criou” de acordo com suas preferências.

Resumindo o que vimos até aqui:

Entre as principais vantagens da Indústria 4.0 para o setor alimentício, podemos destacar:

  • Redução de custos, consumo de energia e matéria-prima.
  • Aumento da inteligência das empresas com análise precisa de dados.
  • Segurança por meio de rastreabilidade, que localiza falhas no processo e faz com que os dispositivos os resolvam rapidamente.
  • Possibilidade de customização dos produtos de acordo com a necessidade do cliente.

O que concluir sobre as indústrias de alimentos?

As indústrias de alimentos e bebidas precisam estar preparadas para as transformações da indústria 4.0. Dessa forma, elas se mantêm competitivas. Aqueles que mais rapidamente assimilarem as mudanças terão grande vantagem e atingirão mais rápido os resultados e benefícios que as inovações tecnológicas podem trazer para o setor.

Gostou do nosso artigo? Esperamos que você tenha entendido mais sobre a indústria 4.0 nas indústrias de alimento. Acompanhe nosso blog e fique de olho para mais matérias como essa.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×