Logística Reversa. O que é e quais benefícios trará a sua indústria

logistica reversa

A logística tem por objetivo a gestão das atividades voltadas ao planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Já a logística reversa é responsável pelo retorno do produto, embalagem ou materiais para a empresa. O retorno do produto ou parte dele para a empresa diminui consideravelmente a produção de lixo.

Com o constante aumento da geração de lixo e, principalmente, devido ao descarte incorreto, em 2010 foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pela lei 12.305/10. A PNRS define os princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, como petróleo e derivados. De modo que o produto final ou parte dele volte à indústria.

Por isso, a logística reversa possui ligação direta com essa lei. Para alguns setores sua implementação é obrigatória, como é o caso de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes e embalagens;
  • Produtos eletrônicos e componentes;
  • Lâmpadas.

Caso a empresa pertença a algum desses setores, será necessário construir uma estratégia de recolhimento de produtos e embalagens relacionadas a eles. Um exemplo disso é disponibilizar pontos de coleta.

Veja a seguir as etapas que constituem a logística reversa:

  1. O consumidor devolve o produto/embalagem ao comerciante ou distribuidor;
  2. A mercadoria é levada ao fabricante ou importador;
  3. A mercadoria é encaminhada para reúso, reciclagem ou descarte correto.

Mesmo para empresas que atuem em setores que não utilizam os materiais considerados perigosos, é importante a implementação desta estratégia.

A logística reversa é vista como uma solução para diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente. Ela apresenta diversos pontos positivos ao meio ambiente e a sociedade, promovendo uma consciência sustentável. Além disso, a adoção desta estratégia traz benefícios à empresa. Dentre todos os benefícios, é importante destacar a redução de custos, visto que o produto ou parte dele retornado à empresa poderá ser reutilizado ou então poderá ter partes reaproveitadas. É importante também considerar a necessidade de utilizar nesse processo de logística reversa, embalagens de longa vida útil, que suportem um intenso fluxo, nos mais diversos ambientes.

Ademais, nos dias de hoje a responsabilidade socioambiental tornou-se uma necessidade para as empresas que queiram se destacar no mercado, pois os consumidores, cada vez mais preocupados com o meio ambiente, estão buscando por produtos e empresas sustentáveis, que visam reduzir impactos ambientais.

Ainda que associada a sustentabilidade, a logística reversa vai muito além, proporcionando à marca criar uma identidade ecologicamente correta.

 

Mais sobre logística:

porta pallet tecnotri

Pallet Plástico: A Solução Para os Seus Problemas Logísticos

O uso de Pallets Plásticos na indústria vem se tornando algo cada vez mais recorrente. Por serem estruturas mais higiênicas, econômicas e sustentáveis frente aos demais tipos de pallets, indústrias e empresas tem optado por sua aplicação em gestões logísticas. [clique para continuar lendo]

 

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×