O uso de contentores bins na colheita da uva

A uva de mesa é uma cultura muito sensível a danos mecânicos. Por isso, alguns cuidados são necessários para garantir a eficiência no processo de colheita. Afinal, a qualidade final das frutas está diretamente ligada com os cuidados na colheita, no manuseio e no transporte do produto.

Procedimentos de higiene e cuidado no manuseio contribuem para a obtenção de frutos de elevada qualidade e com segurança alimentar, sem aumento de custo para o produtor.

Mas você sabe quais são os principais cuidados recomendados na colheita da uva? Por que o uso de contentores de plástico rotomoldados é tão importante? Confira a seguir!

Saiba quais são os cuidados necessários na colheita da uva

A maturação das uvas pode ser verificada a partir do teor de sólidos solúveis, associado a atributos como aparência, cor, textura e sabor, além da contagem de dias a partir da brotação. Com o acúmulo de água e açúcar, elas começam a ganhar volume, até que atingem o estágio ideal para a colheita.

Na prática, os principais fatores para determinação do ponto de colheita são o teor de sólidos solúveis (chamado Brix) e a relação entre sólidos solúveis e a acidez titulável. Segundo as normas internacionais, o teor mínimo de sólidos solúveis para a colheita é de 14,0 Brix. Mas, para as variedades Itália, Rubi e similares, recomenda-se uma relação mínima de 15:1.

Além disso, outros cuidados são necessários para uma boa colheita:

  1. No caso de área irrigada, recomenda-se a redução da quantidade de água disponível, para evitar a turgidez excessiva das bagas, o que as torna mais suscetíveis aos danos no manuseio
  2. Para avaliar as condições gerais do fruto, pode-se também aferir o diâmetro das bagas, o tamanho e formato dos cachos e o teor de sólidos solúveis
  3. O produtor deve programar as colheitas, avaliando a mão de obra e o material necessários
  4. Os contentores bins devem estar limpos, sanitizados e forrados com material macio, flexível e lavável. Além disso, deve-se tomar o cuidado de não deixar em seu interior restos de cultura ou quaisquer materiais que possam danificar ou contaminar as uvas
  5. Os contentores também devem ser distribuídos ao longo das linhas de plantio, apoiados em posição inclinada no caule das plantas, evitando-se o contato direto com o solo
  6. Os colhedores e operadores devem ser treinados para exercer adequadamente suas funções
  7. A colheita deve ser realizada nas horas mais frescas do dia, evitando-se os dias chuvosos ou a incidência de orvalho sobre os frutos
  8. Os colhedores devem ter as mãos limpas e as unhas cortadas, além de usar luvas sempre que possível
  9. Após a colheita, os contentores devem ser mantidos à sombra e transportados ao packing-house o mais rapidamente possível. Desse modo, consegue-se evitar a desidratação das uvas, o ressecamento dos engaços e o desprendimento das bagas (degrana)

Entenda como os contentores bins ajudam na colheita da uva

Um grande avanço na cultura da uva foi possibilitado com a utilização dos contentores de plástico rotomoldado, conhecidos como bins, capazes de carregar cerca de 400 quilos de uva.

Produzidos com plástico rotomoldado, os contentores bins são leves, resistentes, atóxicos, inalteráveis a agentes químicos e resistentes a temperaturas de + 60°C a – 40°C. Esses produtos favorecem as condições de higiene no transporte e armazenamento das frutas, pois possuem proteção antimicrobiana e evitam a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, eles possuem aditivo UV14 e proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.

Esses grandes recipientes de plástico são facilmente removidos da lavoura por um trator com um garfo acoplado, possibilitando a diminuição do trabalho braçal e trazendo uma economia de 30% para a colheita.

Outro fator importante é que os contentores seguem as especificações das normas sanitárias da Anvisa (ABNT 1642) e as boas práticas de fabricação (BPF), fundamentais na indústria de alimentos. O bin não é furado e gera a mesma quantidade de mosto que uma caixa de 18 quilos de uva.

Outra vantagem dos contentores rotomoldados é sua versatilidade no uso, pois eles são leves, duráveis e fáceis de higienizar. Feitos para uso no solo, eles podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira.

Empilháveis, leves e versáteis, os contentores bin se destacam ainda pela grande durabilidade – em média, 10 anos –, um tempo mais longo que as caixas de madeira antes usadas na produção da uva. Além disso, esses recipientes são monobloco, ou seja, não possuem emendas, pregos, ou farpas, por isso, não requerem manutenção específica e contribuem para a redução de custos operacionais, viabilizando um rápido retorno do investimento em sua aquisição.

Conheça os diferenciais dos pallets plásticos Super Roto

Além dos contentores bins, os pallets plásticos rotomoldados Super Roto Tecnotri são ideais para a cultura da uva e os mais indicados para a produção de bebidas e alimentos.

Alguns dos maiores benefícios do contentor plástico em relação ao velho pallet de madeira são a higiene, durabilidade e praticidade de manuseio. Os pallets plásticos Super Roto recebem proteção antimicrobiana e aditivo UV14, que evita a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, eles permitem o contato direto com as frutas, o que é fundamental na indústria de alimentos.

Leve, atóxico e fácil de higienizar, esse produto também tem aditivo UV14 e proteção antimicrobiana. Sem emendas ou soldas, eles possuem quatro entradas, com abas de 2 cm, face vazada, duas longarinas, deslizador e runner.

Leves e fáceis de transportar, os pallets plásticos rotomoldados possuem abas que auxiliam no transporte e armazenagem dos alimentos, evitando que as caixas deslizem sobre os pallets. As faces vazadas possibilitam a drenagem e escoamento de líquidos que podem se acumular durante o armazenamento dos produtos alimentícios.

Fabricados em plástico rotomoldado de alta densidade, esses produtos são ainda resistentes ao congelamento e podem ser utilizados em ambientes com temperatura entre -35ºC a 60ºC.

Outra vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robustos, esses produtos possibilitam o empilhamento das caixas. Além disso, por serem monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.

Outro diferencial importante é que os pallets plásticos são até 70% mais leves e resistentes que os pallets de madeira, além de serem 100% recicláveis e atóxicos. Os pallets de madeira, por sua vez, são mais pesados e apresentam variações no peso, que aumenta em até 30% quando eles são expostos à umidade e à chuva. Por isso, os pallets plásticos possibilitam um custo até 75% menor que dos pallets de madeira.

Como vimos, o uso de contentores bins na colheita de uva contribui para garantir a qualidade das frutas, boas condições de higiene, segurança alimentar e aumento de produtividade.

Você gostou desse artigo? Continue lendo sobre o assunto: Novas tecnologias na colheita de uva

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.