A Importância em utilizar pallet plástico ergonômico em frigoríficos

Pallet Plástico PL060 Branco - Tecnotri

O trabalho de manipulação e transporte dos alimentos em frigoríficos requer movimentos repetitivos, executados às vezes sob frio intenso, o que pode causar problemas como a de saúde, devido à postura estática de membros inferiores e à falta de pausas. Cuidados com a ergonomia dos trabalhadores são, por tanto necessários, para evitar lesões como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

As empresas precisam evitar esse tipo de problema, proporcionando uma estrutura adequada para que seus colaboradores possam manter uma postura correta e preservar a sua saúde – o que implica também em um melhor aproveitamento do trabalho.

Mas você sabe o que é ergonomia na indústria e de que modo ela pode beneficiar a produção? Descubra a seguir e ainda veja como preservar a saúde de seus trabalhadores e aumentar a eficiência na produção.

Conheça o processo de produção do frigorífico BRF

Com o objetivo de reduzir o absenteísmo (soma dos períodos de ausência dos funcionários), turnover (rotatividade de colaboradores), doenças ocupacionais causadas por questões de ergonomia e até mesmo as ações judiciais trabalhistas, a BRF Brasil, uma das maiores empresas de processamento de proteína animal do mundo, utiliza pallet plástico ergonômico rotomoldado nos seus processos de produção e transporte de alimentos.

Situada em Marau (RS), a BRF Brasil abate em torno de 210 mil frangos e produz uma média de 420 toneladas de embutidos por dia. O seu processo de produção é dividido em dois segmentos: Abatedouro e Embutido. No abatedouro, é feito o abate, evisceração, separação de cortes, túneis de congelamento das aves; e no setor de Embutidos, a recepção da matéria-prima nas câmaras frias, preparação das massas, embalagens e expedição em câmaras frias.

Veja os pontos críticos do processo de produção

O processo de produção apresenta vários pontos críticos, como o setor em que é feita a coleta de material para descarte, ou seja, a separação de alimentos que, por motivos de segurança alimentar, são retirados da linha produtiva.

Esses alimentos são acondicionados manualmente em bacias e encaminhados para ser transformados em subprodutos (graxaria). Os pallets plásticos Tecnotri auxiliam nessa operação, facilitando a postura do colaborador ao acondicionar esses descartes.

Na linha de produção, a carne já desossada é encaminhada para as linhas de esteira, acondicionada manualmente em caixas pelos colaboradores e encaminhada para o fluxo de produção. Nessa fase, entram em cena novamente os pallets ergonômicos Tecnotri, que permitem aos colaboradores acondicionar as caixas na altura correta, evitando movimentos que os prejudiquem em suas funções.

Após a sua utilização, os pallets seguem para sanitização, antes de retornar para a linha de produção. Desse modo, atendem aos requisitos de eficiência e segurança, garantindo maior higiene aos produtos, e principalmente, a redução dos índices de doenças ocupacionais.

Saiba por que utilizar pallets ergonômicos

Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre elas a NR 17 e a NR 36, que tratam das questões da saúde ocupacional dentro do ambiente frigorifico, atentam para a questão da ergonomia, para melhorar as condições da saúde ocupacional dos trabalhadores.

O pallet plástico ergonômico Tecnotri atende às normas NR 17 e NR 36 do Ministério do Trabalho, reduzindo consideravelmente os índices de absenteísmo e doenças ocupacionais causados pelo fator ergonômico. Além disso, o uso de pallets ergonômicos também proporciona aumento de produtividade, pelo fato de evitar o desgaste físico do colaborador em suas funções e reduzir custos com turnover.

O pallet plástico ergonômico rotomoldado é ideal para frigoríficos

O pallet plástico foi desenvolvido para ser utilizado em ambientes que precisam de cuidados especiais com a higiene, como frigoríficos e indústrias alimentícias.

Ainda, possui uma série de benefícios que contribuem para evitar contaminações e atender às exigências sanitárias.

Conheça todas as vantagens do Pallet na matéria: Pallet Plástico. Conheça os Benefícios.

Utilizando os pallets plásticos ergonômicos, você assegura tanto a qualidade dos alimentos produzidos quanto condições de trabalho saudáveis para os trabalhadores, reduzindo consideravelmente os índices de absenteísmo e doenças ocupacionais causados pelo fator ergonômico.


O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×