A Importância em utilizar pallet plástico ergonômico em frigoríficos

Pallet Plástico PL060 Tecnotri

A ergonomia é definida por muitos autores, como a aplicação das ciências biológicas, juntamente com a engenharia para obter um excelente ajustamento do trabalho ao ser humano, e ao mesmo tempo assegurar sua eficiência e bem estar.

Um ambiente de trabalho é composto por um conjunto de fatores, agrupados em dois blocos, fatores físicos e fatores organizacionais. Em industrias frigoríficas, onde o regime de frio intenso se faz necessário para o processamento e manutenção dos produtos, há fatores físicos (frio e equipamentos inadequados por exemplo) que podem levar ao acometimento de doenças musculo esqueléticas. Tais doenças são geradas por posturas inadequadas dos membros superiores, cabeça e tronco.

Com a evolução da tecnologia e aplicação de análise ergonômica do trabalho, em acordo com as Normas Regulamentadoras do MTE, é possível tornar o ambiente de trabalho eficiente, seguro e confortável.

Quer tornar o seu ambiente de trabalho seguro e confortável? Veja nossa solução para prevenção de LER/DORT

Buscando adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, o pallet plástico ergonômico rotomoldado, oferece a possibilidade do trabalhador desempenhar suas tarefas, levantando ou puxando produtos em posturas ergonômicas, durante a jornada de trabalho.

Situada em Marau (RS), a BRF Brasil abate em torno de 210 mil frangos e produz uma média de 420 toneladas de embutidos por dia. A empresa utiliza em seus processos os pallets plásticos ergonômicos rotomoldados, visando adaptar as situações de trabalho aos empregados.

Dados internacionais mostram que cerca de 46% dos trabalhadores sofrem de dor nas costas, 50% das aposentadorias precoces são devidas à patologias ligadas à região dorso lombar, e 15% dos casos de inaptidão ao trabalho estão relacionados a lesões nas costas.

Do ponto de vista da qualidade e segurança alimentar

No processo de abate e industrialização, há pontos críticos, como o setor em que é feita a coleta de material para descarte, ou seja, a separação de alimentos que, por motivos de segurança alimentar, são retirados da linha produtiva.

Esses alimentos são acondicionados manualmente em bacias e encaminhados para ser transformados em subprodutos (graxaria). Os pallets plásticos Tecnotri auxiliam nessa operação, facilitando a postura do colaborador ao acondicionar esses descartes.

Na linha de produção, a carne já desossada é encaminhada para as linhas de esteira, acondicionada manualmente em caixas pelos colaboradores e direcionada para o fluxo de produção. Nessa fase, entram em cena novamente os pallets ergonômicos Tecnotri, que permitem aos colaboradores acondicionar as caixas, de acordo com os padrões recomendados como por exemplo, pela NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), que criou uma equação desenvolvida com base em critérios fisiológicos, biomecânicos e psicofísicos, cujo objetivo é auxiliar no posicionamento e altura correta de levantar e depositar, evitando posturas e movimentos inadequados do tronco e membros superiores.

Após a sua utilização, os pallets seguem para sanitização, antes de retornar para a linha de produção. Desse modo, atendem aos requisitos de eficiência e segurança, garantindo maior higiene aos produtos, e principalmente, a redução dos índices de queixas e afastamentos do trabalho.

Benefícios de utilizar os Pallets Ergonômicos Rotomoldados

Atender as Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre elas a NR 17 e a NR 36, que tratam das questões da saúde ocupacional dentro do ambiente frigorifico e indicam parâmetros, para adaptar as condições de trabalho aos colaboradores.

Tais Normas, tem como objetivo a preservação da saúde e segurança do trabalhador. Atingindo este objetivo, reduzirão as faltas ao trabalho e também o turn over da empresa. Há uma métrica orientativa e sugestiva no ambiente corporativo, a qual diz que para cada R$1,00 investido em qualidade de vida no trabalho, economiza-se R$ 4,00 com despesas em saúde.

Por: Jader Saremba Vieira Filho
Especialista em Ergonomia.

O pallet plástico ergonômico rotomoldado é ideal para frigoríficos

O pallet plástico foi desenvolvido para ser utilizado em ambientes que precisam de cuidados especiais com a higiene, como frigoríficos e indústrias alimentícias.

Ainda, possui uma série de benefícios que contribuem para evitar contaminações e atender às exigências sanitárias.

Conheça todas as vantagens do Pallet na matéria: Pallet Plástico. Conheça os Benefícios.

Utilizando os pallets plásticos ergonômicos, você assegura tanto a qualidade dos alimentos produzidos quanto condições de trabalho saudáveis para os trabalhadores, reduzindo consideravelmente os índices de absenteísmo e doenças ocupacionais causados pelo fator ergonômico.


O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×