O plástico rotomoldado e sua aplicação na indústria

polimero plastico rotomoldado

Não é de hoje que o plástico está presente no nosso dia a dia. Sua popularização na indústria e na vida de milhões de pessoas pelo mundo foi consequência da evolução dos processos de fabricação, como é o caso do processo de rotomoldagem. E é exatamente isso que você vai conhecer agora.

Rotomoldagem: da matéria-prima ao produto final

Há uma grande variedade de polímeros que podem ser utilizados no processo de rotomoldagem. Segundo levantamento da Braskem, o polietileno (PE) representa aproximadamente 90% de todo o plástico empregado no mercado.

Alguns dos motivos dessa popularidade são as características únicas deste material. Apresentando estabilidade térmica, resistência a variações extremas de temperatura e a impactos, além do custo relativamente baixo comparado a outros polímeros. Outros tipos de resinas que podem ser utilizadas no processo de rotomoldagem estão o EVA, PVC e o plastisol.

O processo de rotomoldagem

processo plastico rotomoldado tecnotri

A fabricação de peças plásticas pelo processo de rotomoldagem consiste em introduzir uma determinada quantidade de resina em pó em um molde oco. Esse molde é então aquecido e rotacionado a uma velocidade baixa para que a resina se espalhe por toda sua extensão. À medida em que vai derretendo, o polímero em pó preenche todo o molde, adquirindo sua forma. Quando esfria, temos a peça pronta no formato do molde utilizado.

A rotomoldagem e sua aplicação na indústria

O plástico rotomoldado apresenta uma série de vantagens em relação a outros materiais como o vidro, madeira e metal na produção industrial. E o processo de rotomoldagem facilita ainda mais o acesso a produtos mais versáteis, resistentes e com menor custo. A rotomoldagem garante a fabricação de produtos leves, resistentes e versáteis.

Por meio deste processo, podemos fabricar peças em diferentes escalas de tamanho, desde pequenas bacias até grandes reservatórios. É essa versatilidade que explica a popularização de produtos em plástico rotomoldado nas diversas atividades industriais no Brasil e no mundo.

Principais vantagens do plástico rotomoldado

As peças rotomoldadas produzidas a partir de polietileno apresentam características exclusivas, se comparados a outros plásticos. São extremamente resistentes e 100% recicláveis. Além de permitirem a utilização de aditivos, como proteção antimicrobiana e UV14. Somando a isso o fato de serem peças monobloco, sem cantos, leves e de superfície lisa temos um produto extremamente versátil para aplicação na indústria. Sua resistência a agentes químicos e climáticos garante uma longa vida útil que chega em média acima de 10 anos.

Exemplos de produtos em plástico rotomoldado

plastico rotomoldado tecnotri

Os produtos em plástico rotomoldado são cada vez mais presentes em setores como indústria, comércio, logística de cargas, brinquedos, embalagens, decoração, náutica, química e atividades agrícolas. Hoje em dia, podemos encontrar pallets plásticos, cofres de carga, pallets unitizadores e pallets de contenção, todos fabricados pelo processo de rotomoldagem.

A utilização desses produtos em larga escala está revolucionando os processos industriais devido a todas as características do plástico rotomoldado que apresentamos aqui. As empresas estão reduzindo custos e ganhando em eficiência ao utilizar peças leves, versáteis, seguras para as pessoas e o meio ambiente e que, acima de tudo, têm longa vida útil e baixa manutenção.

Resumindo: as 10 vantagens do plástico rotomoldado que você precisa saber

  1. Maior economia em projetos envolvendo pequenos ou grandes lotes;
  2. Menor custo de investimento inicial;
  3. Dá origem a peças leves, resistentes e de longa vida útil;
  4. Produtos com superfície lisa e fáceis de higienizar;
  5. São 100% recicláveis e atóxicas;
  6. Peças totalmente fechadas, sem emendas e tensões;
  7. Geram baixas tensões residuais;
  8. São fabricados com proteção antimicrobiana e filtro UV14;
  9. Não alteram suas propriedades quando expostos a agentes químicos;
  10. Podem ser personalizados na sua forma e cor.

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou compartilhe. Para saber mais sobre plástico rotomoldado e conhecer os produtos da Tecnotri, leia este outro artigo aqui.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×