Segurança e sustentabilidade na Indústria química

Big Data na indústria farmacêutica

A segurança e a sustentabilidade são fundamentais para assegurar a eficiência nos processos e a adequação às normas na indústria química. Uma vez que a produção no setor envolve o uso de substâncias químicas e perigosas, investir na segurança do ambiente e dos trabalhadores é necessário para evitar acidentes contaminações. A gestão adequada de produtos químicos e o uso de equipamentos adequados contribuem para aumentar a segurança e sustentabilidade.

Veja a importância da contenção de líquidos perigosos 

A manipulação, o transporte e armazenamento de substâncias classificadas como perigosas representam grandes desafios para a indústria química. O convívio intenso com produtos inflamáveis, tóxicos, explosivos e com outras características nocivas requer medidas que impeçam falhas em todos os processos. Para evitar acidentes que coloquem em risco os trabalhadores e a própria empresa, é preciso estar sempre atento para o risco de acidentes derramamentos.

Os produtos químicos de alta periculosidade são categorizados em nove classes:

  • materiais explosivos
  • gases
  • líquidos inflamáveis
  • sólidos inflamáveis
  • peróxidos orgânicos
  • substâncias tóxicas e infectantes
  • materiais radioativos
  • substâncias corrosivas
  • artigos e substâncias nocivas

Essa classificação, elaborada pela ONU, tem o objetivo de definir o armazenamento das substâncias conforme a sua natureza físico-química, impedindo que reajam entre si e causem acidentes.

Uma vez que a periculosidade dessas substâncias é extremamente alta, é muito importante estabelecer medidas que permitam a execução das atividades com baixo risco de acidentes. Nesse sentido, o uso de equipamentos de contenção e o cuidado com as condições das embalagens dos produtos são fundamentais.

Além de rotular os materiais e separá-los em categorias, é importante armazenar essas substâncias em recipientes de alta contenção, a fim de impedir vazamentos, como bacias ou diques. Tais reservatórios impossibilitam o contato da substância química com o solo e com a incidência de luz e calor, além de possuírem material anticorrosivo. Além disso, é importante utilizar bacias de contenção e cofres de segurança para o transporte e armazenamento desses produtos.

normas de segurança

Saiba como aumentar a segurança na indústria química

A indústria química tem que observar as regras de legislações rigorosas e tomar cuidados especiais com a segurança, para evitar acidentes e derramamentos. Afinal, essas substâncias podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.

Além disso, devem ser observadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essas normas garantem a higiene e sanitização dos produtos em todo o processo produtivo da indústria químicas. Essas recomendações visam a evitar a introdução não desejada de impurezas de natureza química, microbiológica ou de matéria estranha durante as etapas de amostragem, produção, embalagem, armazenamento ou transporte de medicamentos.

Para proteção dos colaboradores, as empresas devem fornecer equipamentos de proteção e promover o treinamento adequado sobre como manusear os produtos químicos. O ambiente de trabalho deve ser muito bem sinalizado, alertando sobre os riscos dos produtos utilizados e os procedimentos necessários para evitar acidentes. O respeito aos requisitos de normas como a NR-20 garante os procedimentos necessários para evitar acidentes com produtos perigosos.

Entenda como se adequar à NR-20

A NR-20 tem por objetivo estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho na indústria química. Essa norma envolve medidas contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Para se adequar à N HYPERLINK “https://www.tecnotri.com.br/importancia-nr20-na-industria/”R-20, as empresas precisam reunir e revisar periodicamente uma série de documentos:

  • Projeto de instalação
  • Plano de inspeção e manutenção
  • Procedimentos operacionais
  • Análise de riscos
  • Certificado de capacitação dos trabalhadores
  • Análise de acidentes
  • Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, explosões e incêndios, com devida identificação de todas as fontes de emissão fugitivas
  • Plano de resposta às emergências

A NR-20 também fala sobre o armazenamento das substâncias perigosas e a importância de utilizar embalagens adequadas, que sigam as normas técnicas e impeçam vazamentos e contaminações.

O armazenamento adequado de produtos químicos requer um bom planejamento. Fatores como o material dos compartimentos de armazenagem e as condições de temperatura e pressão devem ser tratados com muito cuidado e responsabilidade.

Para aumentar a segurança, um dos equipamentos indicados é o Pallet de Contenção, que permite a contenção de derramamentos por líquidos químicos e inflamáveis. Esse recipiente ajuda a evitar contaminações e acidentes de trabalho, garantindo assim maior segurança aos colaboradores e ao meio ambiente. Além disso, ele reduz perdas e permite a reutilização das substâncias armazenadas, em alguns casos.

Além de se adequar à norma NR-20, o Pallet de Contenção atende também às normas OSHA 40, CFR 264 e ISO 14001.

Veja a importância da logística reversa para o meio ambiente

Os líquidos perigosos não podem ser jogados no lixo comum, pois podem causar riscos à população e grandes impactos ambientais. Por isso, produtos como agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos precisam ter uma destinação final adequada. Esses materiais perigosos devem ser recolhidos por empresas especializadas para que tenham uma destinação adequada, conforme as normas de segurança.

As práticas ambientais corretas previstas pela logística reversa, como o descarte e tratamento adequados dos resíduos, são fundamentais para preservar a saúde da população e do meio ambiente. A logística reversa envolve o processo de planejar, implementar e controlar fluxos reversos de matéria-prima, para a sua recuperação ou disposição apropriada. Essa prática reduz o impacto ambiental e social causado pelos resíduos, de acordo com as exigências da legislação.

Aumente a segurança com os cofres de carga

O transporte de cargas perigosas exige cuidados especiais para garantir a segurança. A lei determina a apropriada identificação, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento e documentação desses produtos. Para garantir a sua estanqueidade em relação ao restante do carregamento, eles devem estar segregados em cofres de carga.

Desenvolvidos para segregar materiais incompatíveis e perigosos, os cofres de carga são muito utilizados por transportadoras de medicamentos, materiais químicos e alimentos. Essas caixas trazem fechos para acondicionamento da carga, com a finalidade de segregá-la durante o transporte produtos incompatíveis.

Sem emendas ou soldas, o cofre de carga é atóxico, resistente e imune a agentes químicos. Com travas de fechamento e dobradiças em inox, ele possibilita o transporte seguro de substâncias diferentes em um mesmo container. Em casos de vazamentos, não ocorre a contaminação do ambiente, pois o material perigoso fica totalmente retido no interior do cofre.

Por apresentar essas características, os cofres de carga e os pallets de contenção Tecnotri atendem às normas sanitárias da Anvisa e às exigências das Boas Práticas de Fabricação (BFP).

Como vimos, os cuidados com segurança e sustentabilidade na indústria química são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e observar as exigências da legislação.

Quer saber mais sobre as vantagens trazidas pelos pallets de contenção? Veja aqui!

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.