Solução de problemas logísticos com o Pallet Super Roto

problemas logísticos

Um bom planejamento logístico é fundamental para tornar a indústria mais competitiva, pois ele influencia na redução de prazos de entrega e na disponibilidade dos produtos e nos preços, ajudando a reduzir custos e a atrair clientes.

Porém, a indústria brasileira ainda apresenta muitos problemas logísticos, seja em função de gargalos de produção, baixa produtividade, falta de segurança, desperdício de matéria-prima, entre outros fatores. Tudo isso aumenta os custos e afeta o desempenho das empresas. De acordo com a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, realizado pela Fundação Dom Cabral, os custos logísticos representam atualmente 12,37% do faturamento bruto das empresas.

Para otimizar os resultados na indústria, é preciso conseguir identificar problemas e gargalos nas operações e implementar estratégias para vencer as dificuldades.

Mas você já conhece os principais problemas logísticos verificados na indústria? Sabe como o pallet Super Roto pode ajudar na resolução desses problemas? Conhece as vantagens desses produtos? Veja, a seguir, como solucionar problemas logísticos na indústria com o pallet Super Roto.

Entenda como funciona a logística na indústria

A logística é um conjunto de disciplinas técnicas que trata do fluxo de materiais, desde a matéria-prima até o produto acabado, visando a aumentar a racionalidade econômica. Ela envolve fatores como transporte, armazenagem, estoque, inventário, tempo de trânsito, processamento de pedidos, carga tributária, entre outros.

Conheça os principais problemas logísticos na indústria

Uma análise detalhada do o funcionamento de toda a sua empresa pode contribuir para identificar quais são os maiores problemas em seus processos logísticos. Para ajudar nessa tarefa, mostraremos a seguir alguns dos problemas mais comuns verificados na indústria.

Gargalos de produção

Os gargalos de produção podem causar lentidão nos processos logísticos e prejudicar toda a produção. A grande dificuldade desses problemas é a dificuldade de identificá-los. Portanto, faça uma análise completa para verificar se há algum gargalo em seus processos logísticos. Uma vez que existem muitas etapas nesse processo, é preciso mensurar a capacidade de cada uma para depois descobrir onde está o problema.

Satisfação do consumidor

Longos prazos de espera para a entrega dos produtos é um fator significativo na experiência do cliente. Quanto mais tempo demorar para a entrega acontecer, menos satisfeito fica o comprador.

A lentidão nos processos logísticos diminui a capacidade produtiva e piora a qualidade da entrega. Para aumentar a eficiência, as empresas devem produzir o máximo que puderem, no menor tempo e com o menor custo possível. Para isso, os processos logísticos precisam estar muito bem alinhados e organizados.

problemas logísticos

Problemas de planejamento

Sem um planejamento adequado, o negócio se torna incapaz de crescer e otimizar processos para atender melhor o mercado.

O planejamento logístico tenta resolver quatro das maiores áreas-problema: níveis do serviço ao cliente, localização das instalações, decisões de estoques e decisões de transportes.

Além disso, um bom planejamento logístico permite determinar os padrões de custo de produção, simular diferentes cenários e determinar o preço.

Desperdício de matéria-prima

Quanto tempo sua matéria-prima fica parada no estoque devido a problemas de lentidão nos processos logísticos? A sua empresa pode estar perdendo dinheiro e material por causa disso, principalmente se ela trabalha com produtos perecíveis.

O ideal é que a matéria-prima fique o menor tempo possível em estoque para poder diminuir os custos de armazenagem.

Máquinas e equipamentos também não devem ficar parados por muito tempo,  pois Isso aumenta a depreciação e gera prejuízos para o seu negócio.

Condições de higiene

Quem atua no setor alimentício e farmacêutico, precisa sempre estar muito atento às condições de higiene, limpeza e segurança em todo o processo logístico. A produção, transporte e armazenagem dos produtos precisam observar a exigências rigorosas e prazos apertados, que trazem grandes desafios logísticos.

Maquinário ineficiente

A gestão das máquinas também é de extrema importância e demanda um acompanhamento adequado das manutenções realizadas, do combustível consumido e das horas trabalhadas. Máquinas com custos acima do esperado e mesmo a má utilização de peças podem onerar substancialmente os custos.

Falta de comunicação

Muitos problemas na cadeia de suprimentos podem ser resolvidos com o compartilhamento de informações. A utilização de mapas de processo (cartas de fluxo) ajuda a compreender melhor a cadeia logística interna das grandes empresas.

Um bom gerenciamento do fluxo físico e de informação, com o uso de softwares de gestão integrada (ERP), permite aos gestores a visualização de um quadro geral do negócio e o desenvolvimento de diagnósticos detalhados.

Problemas de ergonomia

O transporte e a manipulação de carga podem causar nos trabalhadores problemas de saúde e lesões como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). O uso de pallets ergonômicos ajuda a evitar esse problema, reduzindo consideravelmente a ocorrência de doenças ocupacionais causados pelo fator ergonômico.

Conheça as características do pallet Super Roto

Os pallets plásticos rotomoldados Super Roto® são capazes de transportar, armazenar, proteger e organizar os mais diferentes tipos de produtos na indústria.

problemas logísticos

Fabricado em polietileno, esses produtos são os mais indicados para setores que exigem embalagens laváveis e estéreis, como alimentos e produtos farmacêuticos. Além disso, eles são os mais seguros para lidar com produtos químicos e atendem aos requisitos das Boas Práticas de Fabricação.

Os pallets plásticos rotomoldado Super Roto® apresentam quatro entradas com face vazada. Esses produtos são monoblocos, encaixáveis e permitem empilhamento duplo. Fáceis de manusear, eles também podem ser movimentados com empilhadeiras ou porta-pallets. Testados ao extremo, eles atendem às normas da Anvisa, MAPA, BPF e HACCP (APPCC).

Fabricados sem pressão, os pallets Super Roto oferecem resistência ao choque mecânico, evitando trincos e rachaduras, e têm 10 anos de garantia.

Fabricados em plástico rotomoldado de alta densidade, os pallets plásticos rotomoldados são resistentes ao às variações de temperatura. Eles podem ser utilizados nos porta-pallets das câmaras frias e em ambientes com temperatura entre -35ºC a 60ºC sem apresentar variações de peso, cor e formato.

Tenha mais segurança com os pallets Super Roto

O pallet plástico Super Roto também é indicado para a indústria por ser atóxico, resistente a produtos químicos. Além disso, esse produto não absorve umidade, o que contribui para evitar a contaminação dos produtos.

O pallet plástico Super Roto tem superfície lisa e impermeável, com cantos arredontados e sem arestas. Por isso, ele é fácil de limpar e higienizar e permite a aplicação de desinfetantes e produtos químicos, sem alteração das suas características físicas. O produto recebe ainda uma proteção antimicrobiana que evita a proliferação de fungos e bactérias, reduzindo o risco de contaminação.

Quem lida com líquidos químicos e inflamáveis deve estar sempre atento para o risco de derramamento desses produtos perigosos. Afinal, eles podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.

O pallet de contenção rotomoldado (Super Roto®) impede que o vazamento de líquidos químicos e inflamáveis armazenados em tambores e bombonas contamine o ambiente. Além disso, ele permite que o líquido derramado seja reutilizado, reduzindo os custos com desperdício.

problemas logísticos

Conheça as vantagens do pallet Super Roto para a logística

  • – O pallet Super Roto favorece a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais. A sua estrutura confere acesso direto e individual a cada unidade de carga, facilitando a distribuição dos produtos.
  • – Produzidos em cores diversas, os pallets favorecem uma organização dos produtos mais eficiente, com fácil identificação das mercadorias e bom uso do espaço físico.
  • – O pallet Super Roto é muito versátil e pode ser configurado para uso no solo, em porta pallet deslizante, drive in dinâmico, rack e estantes metálicas. Além disso, ele conta com um moderno sistema de travessas de encaixe que confere rapidez e facilidade na montagem e desmontagem.
  • – O pallet Super Roto® também favorece a logística reversa, pois apresenta identificações expressivas de posse que fornecem informações para o seu gerenciamento no transporte. Ele possibilita ainda a rastreabilidade utilizando, por exemplo, a Identificação por Radiofrequência ou RFID.
  • – O pallet plástico rotomoldado traz também a vantagem de ser empilhado e acondicionado em estantes, de modo a reduzir o espaço utilizado e facilitar a logística reversa
  • – Outro diferencial é a preocupação com o meio ambiente. Enquanto o pallet de madeira dura de dois a três anos, o pallet plástico dura mais de 10 anos. Além disso, esse material pode ser 100% reprocessado, utilizando a mesma matéria-prima, podendo assim ser reposto por um valor menor do que o custo inicial.

Como vimos, o pallet Super Roto apresenta características que contribuem para otimizar a logística na indústria, tornando os processos muito mais eficientes, seguros e econômicos.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.