Veja como otimizar a logística em frigoríficos

logística em frigorífico

Quem atua no setor de frigoríficos precisa sempre estar muito atento às condições de higiene, limpeza e segurança dos alimentos. A produção, transporte e armazenagem dos produtos precisam observar a exigências rigorosas e prazos apertados, que trazem grandes desafios logísticos para os frigoríficos. Por isso, neste artigo iremos abordar como otimizar a logística em frigoríficos. Vem com a gente:

Veja como funciona a logística em frigoríficos

A produção, o transporte e armazenamento de alimentos trazem grandes desafios logísticos para os frigoríficos.

Toda a equipe de colaboradores deve ser treinada para o manuseio correto dos produtos. Os funcionários devem usar toucas, luvas plásticas, roupas brancas e demais itens de proteção.

Antes do transporte, devem ser definidas as áreas isoladas para a preservação da mercadoria até o momento de transporte. O período que cada item poderá permanecer dentro do veículo deve ser o menor possível, e sempre realizado em condições de temperatura adequadas.

Na etapa de armazenamento dos produtos, a refrigeração deve ser sempre monitorada com equipamentos indicadores de temperatura. Além disso, os colaboradores precisam utilizar equipamentos de proteção individual e manuseio dos produtos capazes de operar nesses ambientes.

Uma boa integração de processos deve assegurar que as mercadorias sejam produzidas, transportadas e armazenadas nas melhores condições possíveis. Para isso, deve ser realizado um trabalho integrado, que permita facilitar a comunicação com os setores de compras, financeiro e com os fornecedores.

Saiba por que usar pallets plásticos na logística em frigoríficos

O pallet plástico rotomoldado foi desenvolvido para uso em ambientes que precisam de cuidados especiais com a higiene. A embalagem plástica pode ser lavada e higienizada, pois não é porosa e nem absorve a umidade, como a madeira. Com excelente acabamento, esse material é leve, durável, resistente a impacto e de fácil manuseio.

Fabricados em plástico rotomoldado de alta densidade, os pallets plásticos rotomoldados são resistentes ao congelamento e podem ser utilizados nos porta-pallets das câmaras frias e em ambientes com temperatura entre -35ºC a 60ºC sem apresentar variações de peso, cor e formato.

logística em frigorífico

Além disso, os pallets rotomoldados podem ser lavados e higienizados, contribuindo assim para evitar contaminações e para atender às exigências sanitárias. Esses produtos também têm proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos in natura e material virgem.

Leves e fáceis de transportar, os pallets plásticos rotomoldados possuem abas que auxiliam no transporte e armazenagem dos alimentos, evitando que as caixas deslizem sobre os pallets. As faces vazadas possibilitam a drenagem e escoamento de líquidos que podem se acumular durante o armazenamento de produtos alimentícios.

Por apresentar essas características, o uso de pallets de plástico para câmara fria em frigoríficos é recomendado, quando não exigido, por órgãos fiscalizadores dos cuidados com higiene e limpeza.

Conheça as determinações das Boas Práticas de Fabricação (BPF)

As normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

De acordo com as determinações da BPF, produtos químicos utilizados nos frigoríficos – como sabão SH6000, metabissulfito, clorito, ácido cítrico e ácido acético – devem ser armazenados em quartos isolados e em recipientes adequados e seguros.

Os pallets de contenção PL062 são os mais adequados para a manipulação e separação desses produtos, pois evitam o derramamento de líquidos perigosos e inflamáveis e eliminam os riscos de contaminação do ambiente e das pessoas que manuseiam esses produtos. Eles também são fáceis de manusear e higienizar, podendo suportar ambientes com temperatura entre 60°C a 40°C.

Além disso, os pallets de contenção possibilitam a reutilização do líquido derramado, pois o mesmo fica armazenado nesses recipientes. Desse modo, eles facilitam o armazenamento e permitem um manuseio muito mais seguro de substâncias químicas. Além disso, também reduzem custos operacionais e evitam desperdícios.

Outro equipamento importante é o cofre de carga, pois é capaz de garantir a temperatura ideal no transporte. Atóxico e resistente a agentes químicos, ele é Ideal para a movimentação de substâncias controladas.

logística em frigorífico logística em frigorífico

Atente para os cuidados com a ergonomia dos trabalhadores

A manipulação de alimentos em frigoríficos requer movimentos estáticos e repetitivos, executados sob frio intenso. Essas condições podem trazer problemas de saúde para os trabalhadores. Por isso, cuidados com a ergonomia são necessários para evitar distúrbios como a LER (Lesão por Esforforço Repetitivo).

As empresas devem oferecer uma estrutura adequada para que os colaboradores mantenham uma postura correta, preservem a saúde e apresentem melhor desempenho. Os cuidados com a ergonomia ajudam a prevenir doenças ocupacionais, reduzir o absenteísmo e evitar ações trabalhistas.

Para evitar esses problemas, os pallets e contentores ergonômicos têm dimensões, funções, cores e texturas que trazem conforto, praticidade e segurança as profissionais. Por isso, eles atendem às normas NR-17 e NR-36 do Ministério do Trabalho, que tratam da saúde ocupacional nos frigoríficos.

Como vimos, a logística em frigoríficos requer cuidados especiais com a higiene, limpeza e segurança dos produtos. Seguindo essas recomendações, você será capaz de otimizar os seus processos logísticos, reduzir custos e assegurar a qualidade de seus produtos. Gostou deste conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais assuntos como este. Até a próxima!

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×