Armazenamento de líquidos inflamáveis e perigosos

armazenamento de liquidos inflamaveis - tecnotri

Empresas que trabalham com o processamento, transporte ou armazenamento de líquidos inflamáveis devem estar atentas aos cuidados especiais exigidos por esse tipo de material. Setores como a indústria química, farmacêutica, de cosméticos e combustíveis adquirem grandes quantidades de líquidos inflamáveis, o que exige um vasto conhecimento sobre o manuseio e armazenagem.

Devido aos riscos que esses produtos oferecem para o meio ambiente e para a comunidade ao redor, existem diversas normas e regras sobre a armazenagem de derivados do petróleo e outros líquidos perigosos.

Neste artigo, vamos abordar quais são os cuidados necessários para o armazenamento de líquidos inflamáveis, bem como os recipientes e equipamentos necessários para garantir a segurança e se adequar às normas técnicas.

O que são líquidos inflamáveis?

Um líquido inflamável é caracterizado pelo ponto de fulgor. Trata-se da temperatura mais baixa na qual um líquido libera vapor suficiente para formar uma mistura inflamável com o ar. Neste caso, a quantidade é insuficiente para manter a queima ou a chama.

De acordo com a Resolução 5232/2016, são considerados líquidos inflamáveis aqueles que produzem vapor inflamável a temperaturas de até 60°C, em ensaio de vaso fechado, ou de até 65,6°C, em ensaio de vaso aberto, normalmente referidas como ponto de fulgor.

Além do ponto de fulgor, existem outros conceitos que são importantes quando nos referimos a produtos inflamáveis:

  • Ponto de combustão: é a menor temperatura, poucos graus acima do ponto de fulgor, na qual a quantidade de vapores é suficiente para iniciar e manter a combustão.
  • Ponto de ignição: temperatura onde a quantidade de vapores inflamáveis já é tão intensa que pega fogo só pelo contato com o oxigênio.
  • Combustão: reação química exotérmica entre dois reagentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de energia na forma de calor.

Segundo a NR-20, considera-se combustível todo líquido que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70°C e inferior a 93,3°C. Já os líquidos inflamáveis são aqueles com ponto de fulgor menor ou igual a 70ºC. Assim como no caso dos combustíveis, os tanques para armazenagem de líquidos inflamáveis serão constituídos de aço ou concreto, a menos que a característica do líquido requeira material especial.

Cuidados necessários no transporte e armazenamento

Quem lida com líquidos químicos e inflamáveis deve estar sempre atento para o risco de derramamentos, que podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.

A NR-20 estabelece os requisitos mínimos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores contra os riscos inerentes às atividades com inflamáveis e líquidos combustíveis. Ela define os procedimentos necessários na inspeção, manutenção, análise e operação das instalações.

O armazenamento e cuidado varia conforme o volume dos produtos. Para armazenamentos de grande e médio porte, é exigido um projeto adequado, bem como, manutenção e revisão periódica. Além disso, deve haver um meio de proteção contra incêndio, para deter as chamas em situações de emergência.

Para volumes pequenos de inflamáveis, é necessário a identificação do produto e seus riscos em cada recipiente. Neste caso, os trabalhadores devem estar informados sobre os riscos e ter conhecimento na manipulação dessas substâncias, sejam elas, sólidas, líquidas ou gasosas.

Uma análise crítica do risco deve ser realizada com critérios técnicos, contemplando as normas e legislações específicas vigentes. Fatores como a necessidade de movimentação, as condições de temperatura, de pressão e tipos de compartimentos de armazenagem que serão utilizados devem ser tratados com muita responsabilidade e cuidado.

O veículo que fará o transporte dos produtos químicos deve estar equipado com a sinalização correta, equipamentos de proteção individual para o responsável pela movimentação e kit de emergência. O profissional responsável deve ter feito o curso de movimentação de produtos especiais, além de ter total conhecimento dos riscos que o contato com esses produtos pode trazer para a sua saúde.

O uso do pallet de contenção impede que o vazamento de líquidos químicos e inflamáveis armazenados em tambores e bombonas contamine o ambiente. Além disso, ele permite que o líquido derramado possa ser reutilizado.

Saiba mais sobre os pallets de contenção rotomoldados

armazenamento de liquidos inflamaveis - contentores plasticos - tecnotri

Também chamado de pallet contentor ou bacia de contenção, o pallet de contenção rotomoldado (Super Roto®) é utilizado para assegurar a contenção de vazamentos de tambores e bombonas, impedindo que o derramamento de líquidos químicos, inflamáveis, ácidos e corrosivos contamine o ambiente. Além disso, ele permite que o líquido derramado seja reutilizado, reduzindo os custos com desperdício.

O pallet de contenção oferece maior segurança às indústrias e atende às normas Anvisa, Boas Práticas de Fabricação (BPF), ISO 14001 e às normas internacionais OSHA 40 e CFR 264. Todos estes benefícios fazem do pallet de contenção uma peça fundamental em diversos setores da indústria e do comércio, como metalurgia, alimentos, farmacêutica, implementos agrícolas, entre outros.

Características do Pallet Contentor

Atóxico e imune a agentes químicos, o pallet de contenção oferece grande resistência à corrosão e à ação do tempo. Ele previne o vazamento de princípios ativos, excipientes, agentes químicos inflamáveis, ácidos e corrosivos de recipientes, diminuindo a periculosidade na movimentação dessas substâncias e protegendo o solo e o ambiente.

O pallet de contenção rotomoldado também é leve, fácil de desmontar e higienizar. Além disso, recebe aditivo UV14, o que evita a proliferação de microrganismos e garante mais qualidade e higiene. Esse produto é fácil de  higienizar, pois tem cantos arredondados e sem arestas.

O pallet de contenção Tecnotri possui grade reversível, permitindo acomodar tambores em uma face e embalagens de diversos tamanhos na outra. Esse produto suporta tambores com 60 cm de diâmetro em uma das faces, ou embalagens de diferentes tamanhos na outra, de acordo com as necessidades dos clientes. Capaz de comportar de 1 a 4 tambores, ele oferece capacidade de contenção de até 1000 litros.

Monoblocos e 100% recicláveis, esses produtos são empilháveis, fáceis de manusear e podem ser movimentados com empilhadeiras ou paleteiras. Totalmente encaixáveis e monoblocos, eles não sofrem alterações nas suas características de pesos e medidas e são capazes de suportar ambientes com temperatura entre +60° C a -40° C.

A matéria prima utilizada é o polietileno, ideal para conter e reter produtos químicos e líquidos. Ele é fabricado nas cores amarela e laranja padronizadas, de acordo com as determinações de segurança. Além disso, o pallet rotomoldado também atende às necessidades das empresas que buscam a certificação com o ISO 22.000 e precisam se enquadrar à norma da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Baixe nosso eBook

Além das bacias de contenção, a Tecnotri também conta com os modelos de  cofre de carga com travas de fechamento que é ideal para movimentação de substâncias controladas e listadas no anexo I da Portaria SVS/MS nº 344/98. Esses produtos também são atóxicos, resistentes a agentes químicos, travas de fechamento e dobradiças em inox. Além disso, atendem às normas ABNT NBR 16242, Classe 1, 2 e 3, e da Anvisa sobre cargas perigosas.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as vantagens trazidas pelos pallets de contenção? Acesse a página do produto ou saiba mais neste e-book.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.