Como contornar os desafios na logística da indústria química

logistica-industria-quimica 3

Como contornar os desafios na logística da indústria química

A manipulação, o transporte e armazenamento de substâncias classificadas como perigosas representam grandes desafios para a logística na indústria química. Afinal, o setor tem que observar as regras de legislações rigorosas e tomar cuidados especiais com a segurança.

Para encontrar soluções mais competitivas e eficazes, é preciso ter muito cuidado com a análise, planejamento e execução dos processos logísticos.

Você conhece os principais desafios da logística na indústria química? Sabe como contornar essas dificuldades? Neste artigo, vamos mostrar como garantir mais segurança e eficiência em seus processos. Confira!

Entenda como funciona a logística na indústria química

A logística é uma área que abrange desde a aquisição da matéria-prima, até o transporte, armazenamento e a distribuição do produto pronto até o cliente.

A indústria química tem exigências rigorosas na produção de seus produtos, pois envolve o uso de substâncias químicas e perigosas e cuidados especiais com a segurança.

Quem lida com líquidos químicos e inflamáveis deve estar sempre atento para o risco de acidentes derramamentos. Afinal, eles podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.

De acordo com a Portaria nº 204/97 do Ministério do Transporte, produto perigoso é toda substância que, devido às suas características físicas e químicas, ofereça riscos à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente.

Por isso, o armazenamento e transporte de líquidos químicos e inflamáveis deve ser feito por profissionais especializados, capacitados para observar as normas de segurança. Eles devem ser treinados e atualizados para obter conhecimento sólido os procedimentos operacionais e a legislação.

Fatores como a necessidade de movimentação, as condições de temperatura, de pressão e tipos de compartimentos de armazenagem que serão utilizados devem ser tratados com muita responsabilidade e cuidado.

Redobre os cuidados com o armazenamento

O armazenamento adequado de produtos químicos requer um bom planejamento. Fatores como o material dos compartimentos de armazenagem e as condições de temperatura e pressão devem ser tratados com muito cuidado e responsabilidade.

O tanque de armazenagem precisa ser feito com material compatível com as características dos produtos químicos utilizados. Na identificação do tanque, deve haver informações que indiquem se o produto é perigoso ou tóxico, e quais medidas são necessárias em caso de acidente. Os produtos químicos também devem ser devidamente separados, pois quando são misturados podem causar explosões em alguns casos.

Muitos tipos de produtos químicos tóxicos devem ser armazenados em áreas bem ventiladas, com pisos e prateleiras sem luz solar direta. Desse modo, em caso de acidente, a fumaça não vai recolher o produto químico e ele não será absorvido pelos materiais em torno dele.

A sala de armazenamento deve ser bloqueada durante o uso, com acesso limitado ao pessoal treinado para lidar com cada produto.

Certifique-se de que os recipientes usados no manuseio das substâncias são realmente adequados a cada tipo de produto químico. E lembre-se sempre de verificar se as tampas dos recipientes estão fechadas corretamente.

Características como maior resistência à corrosão, a impactos ou à ação do tempo tornam os pallets de contenção os mais indicados para o transporte e armazenamento de produtos químicos.

Além disso, a utilização de cofres de carga evita o vazamento de produtos e ajuda também na organização dos estoques, permitindo que cargas segregadas ocupem o mesmo espaço.

Saiba quais são os cuidados necessários durante o transporte

O transporte de produtos químicos e perigosos também requer cuidados especiais. Afinal, além dos perigos trazidos aos motoristas e pedestres, o derramamento desses tipos de cargas pode causar grandes impactos ambientais e ter consequências graves para a vida humana.

Para garantir a segurança, o motorista precisa ser treinado para conduzir produtos perigosos e atentar para as exigências da legislação. O caminhão deve conter toda a documentação com dados sobre a classificação da carga, o fabricante ou importador do produto.

O caminhão também tem que estar sinalizado externamente com placas indicativas para mostrar os produtos que carrega e seus riscos. A indicação dos perigos é feita por painéis de segurança e rótulos de risco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados. Além disso, o motorista precisa levar consigo um kit de emergência para ser usado em caso de acidente.

Desenvolvidos para segregar materiais incompatíveis e perigosos, os cofres de carga são muito utilizados por transportadoras de medicamentos, materiais químicos e alimentos. Essas caixas trazem fechos para acondicionamento da carga, com a finalidade de segregá-la devidamente durante o transporte produtos incompatíveis.

Sem emendas ou soldas, o cofre de carga é atóxico, resistente e imune a agentes químicos e tem proteção antimicrobiana. Com travas de fechamento e dobradiças em inox, ele possibilita o transporte seguro de substâncias diferentes em um mesmo container. Mesmo em casos de vazamentos, não ocorre a contaminação do ambiente, pois o material perigoso fica totalmente retido no interior do cofre.

Pallet Contenção 2

Saiba como evitar a contaminação ao meio ambiente

Os pallets de contenção evitam o derramamento de agentes químicos inflamáveis, ácidos e corrosivos, diminuindo os riscos de contaminação. Além disso, eles permitem que o líquido eventualmente derramado possa ser reutilizado.

Esses produtos também asseguram o descarte e tratamento adequados dos resíduos da logística da indústria química, reduzindo os riscos de contaminação do meio ambiente. Com a logística reversa, os resíduos retornam para o processo produtivo e podem ser encaminhados para reciclagem livre de contaminações.

Os pallets ou bacias de contenção são dispostos debaixo dos tambores e galões contendo produtos químicos para evitar o seu vazamento ou derramamento. Desse modo, eles possibilitam que o líquido derramado possa ser reutilizado, reduzindo os custos com desperdícios. Os resíduos podem assim retornar para o processo produtivo e ser encaminhados para reciclagem, livres de contaminações.

Leve, atóxica e imune a agentes químicos, a bacia de contenção oferece grande resistência à corrosão e à ação do tempo. Além disso, ela possui face (grade) reversível, capaz de acomodar tambores de um lado e embalagens de tamanhos diversos no outro. Fácil de desmontar, higienizar, e transportar, esse produto pode ser manipulado com empilhadeiras ou paleteiras.

Por apresentar essas características, os pallets e bacias de contenção Tecnotri atendem às normas sanitárias da Anvisa e às exigências das Boas Práticas de Fabricação (BFP).

Como vimos, os cuidados com a logística na indústria química são fundamentais para garantir a segurança, reduzir o impacto ambiental e observar as exigências da legislação.

Você gosto desse artigo? Quer saber mais sobre as vantagens trazidas pelos pallets de contenção? Veja aqui!

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.