Como reduzir custos com transporte e otimizar a logística

reduzir custos com transporte

Para reduzir custos com transporte e otimizar os resultados, o setor de logística deve implementar estratégias capazes de vencer as dificuldades enfrentadas nas operações de distribuição, armazenagem e entrega dos produtos.

A logística de transporte é um elemento muito importante na gestão, capaz de tornar as empresas mais competitivas e levá-las a se destacar no mercado. Segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), em relação à receita liquida das empresas, o transporte correspondeu a 6,8% do custo em 2015. O estoque aparece com a segunda operação mais custosa, com 4,5% naquele ano. Por último, a armazenagem e despesas administrativas aparecem com 13% em relação à receita liquida de 2015 – o que resultaria numa despesa de 24,3% da receita líquida com logística.

Entenda como funciona a logística de transporte

A logística de transporte pode ser definida como o a busca pela definição da estratégia ideal para transportar a maior quantidade de mercadorias, do modo mais rápido e com o menor custo possível. Ela busca atender às necessidades dos mercados consumidores quanto à entrega dos produtos no local certo e na hora certa.

O produtor deve ter cuidado para evitar desperdícios no transporte e armazenamento dos produtos. Problemas como insuficiência da rede de armazenagem e inadequação do transporte utilizado podem acarretar perdas significativas.

Saiba como calcular o custo logístico

Antes de começar a fazer contas para reduzir custos e otimizar processos, é preciso saber o que está inserido nos seus custos logísticos. Tendo isso em mente, você será capaz de eliminar gastos e repensar a distribuição dos investimentos.

O custo logístico consiste na soma de todos os gastos de uma empresa com suas operações logísticas, como armazenagem, estoque, inventário, transporte, processamento de pedidos, tempo de trânsito, carga tributária, entre outros fatores. O planejamento e o cálculo prévio de custo ajudam a determinar os padrões de gastos referentes à produção ou aquisição dos itens.

Os gestores devem buscar compreender todos os detalhes das operações, assim como identificar os gargalos e os problemas, para que consigam tomar decisões e definir novos planos de ação rapidamente.

Racionalize as rotinas de transporte

Uma estratégia para reduzir custos com transporte é programar rotinas mais inteligentes para as remessas dos produtos. A racionalização é essencial para tornar a logística mais eficiente e evita erros como atrasos na entrega e produtos da mesma compra enviados separadamente.

Cofre de Carga Tecnotri

Utilize um bom sistema de gerenciamento do tráfego de mercadorias. Ele ajuda a encontrar rotas mais práticas e econômicas e evitar prejuízos.

Traçar rotas eficientes também ajuda a reduzir gastos, o que pode ser feito por meio de sistemas automatizados. Além disso, existem estratégias que ajudam a diminuir gastos com combustível, como calibrar corretamente a pressão dos pneus, evitar paradas bruscas e negociar valores nos postos de abastecimento.

Para evitar filas nos portos e reduzir o tempo de espera, o produtor deve fazer uso do agendamento de cargas e descargas. Desse modo, é possível organizar os horários e ter maior controle sobre o momento de saída e entrada da carga. Alguns portos já contam com sistemas automatizados de agendamento, o que torna o trabalho mais prático e eficiente.

Atente para os custos de armazenagem

O custo de armazenagem está relacionado a fatores diversos, como o aluguel do armazém, custo da estrutura porta pallets ou prateleiras, movimentação, controles internos, sistema de gestão, manutenção, infraestrutura como água, luz e segurança, pessoas, treinamentos e impostos.

Uma empresa que produz muito, mas vende pouco, mantendo os estoques superlotado, terá custos altos de armazenagem.

Para reduzir esses custos, podem ser implementadas estratégias como o cross-docking, em que os produtos ficam estocados o mínimo de tempo possível, sendo logo transportados para pontos de venda próximos aos clientes. Outra solução é o Just In Time, que define o momento ideal de solicitar um material, seja para produção ou para venda.

Contentor BIN 600L Tecnotri

O uso de Contentores Bins rotomoldados também é muito adequado, pois possibilita a otimização de espaço no cross-docking. Produzidos com plástico rotomoldado, os Contentores são leves, resistentes e fáceis de higienizar. Feitos para uso no solo, podem ser facilmente movimentados com paleteira ou empilhadeira. Além disso, esses produtos são atóxicos, inalteráveis a agentes químicos e resistentes a temperaturas de -35º até 60º C.

Tenha flexibilidade operacional

Manter uma frota própria exige um custo inicial elevado, além de gerar gastos altos com manutenção. Alguns setores têm demanda tipicamente sazonal, e por isso não é necessário ter o mesmo gasto com transporte durante todo o ano.

A solução pode ser terceirizar os serviços de transporte e armazenagem, de modo que se possa ampliar ou reduzir mais facilmente o número de remessas e o volume de cargas estocadas, dependendo da demanda.

Caso a sua empresa tenha um grande fluxo de entregas em determinada região, deve contratar transportadoras que atuam exclusivamente no local e sejam capazes de operar de modo mais eficiente e por custos menores.

Dependendo da situação, você pode utilizar meios alternativos para as entregas. Para pequenas distâncias, pode ser uma boa ideia utilizar motoboys ou até mesmo ciclistas.

Além disso, a sua empresa pode manter apenas uma pequena frota de veículos, para realizar as entregas próximas em situações de emergência.

Veja a importância do software de gestão

Utilizar um software de gerenciamento possibilita planejar, executar, monitorar e controlar as atividades de transporte. O software também é capaz de expedir e emitir documentos, controlar entregas e coletas de produtos, viabilizar a rastreabilidade da frota e de produtos, fazer auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, entre outros recursos.

O uso de softwares de gestão integrada (ERP) permite agregar valor na cadeia de suprimentos e gerar oportunidades de economias para a operação. Além disso, o uso de plataformas online ajuda a diminuir custos, pois reduz a necessidade de aquisição de equipamentos e a instalação de dispositivos.

Como vimos, os cuidados com a logística podem trazer muito mais eficiência o transporte e armazenamento dos produtos, contribuindo para reduzir os custos.

 

Saiba mais:

pallet plastico na logistica reversa - tecnotriA importância dos pallets plásticos para a logística reversa

O Pallet Super Roto favorece a logística reversa, pois tem identificações expressivas de posse, que fornecem informações para o gerenciamento do pallet com agente de cargas, empresa exportadora ou com fluxo de material inter-company… [continue lendo]

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×