Como contornar as dificuldades de logística na indústria farmacêutica

Com foco na ciência e inovação, a indústria farmacêutica requer um alto nível de serviços e desempenho logístico para que uma empresa possa se destacar no mercado.

A indústria farmacêutica brasileira vive um momento de crescimento constante nos últimos anos. As vendas de medicamentos tiveram aumento de 11,5% em receita em 2017 e devem apresentar expansão  de cerca de 8% em 2018, de acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Para dar conta da demanda crescente e aumentar a margem de lucros, as empresas precisam melhorar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.

Conheça as exigências do setor logístico

As empresas precisam estar sempre atentas para a logística e investir em infraestrutura, como câmaras frias e climatização de ambientes, possuir sistemas de gerenciamento de armazéns e treinar devidamente o seu pessoal para a manipulação dos medicamentos.

As instalações devem oferecer as condições adequadas às operações, de modo a minimizar o risco de erros, possibilitar a limpeza e manutenção, e assim evitar a contaminação cruzada, o acúmulo de poeira e sujeira ou qualquer efeito adverso que possa afetar a qualidade dos produtos.

Logistica na indústria tecnotri

As más condições de transporte e armazenamento podem prejudicar os produtos, devido à influência de fatores externos, como luz, calor, umidade e o contato com contaminantes.

As áreas de armazenamento devem ser limpas, secas e mantidas em temperaturas compatíveis com os materiais armazenados. O monitoramento e registro de umidade e temperatura devem ser feitos, quando necessários.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF), recomendadas pela RDC 17/10, asseguram que os produtos das indústrias de transformação, como a farmacêutica, sejam produzidos com padrões de qualidade apropriados.

A importância de escolher o tipo de pallet adequado

A escolha do pallet para ser utilizado na produção, transporte e armazenamento pode fazer toda a diferença no resultado das operações.

O pallet precisa ser resistente o bastante para suportar grandes volumes de carga e, ao mesmo tempo, ser leve o suficiente para que possa ser manipulado sem prejudicar a saúde dos trabalhadores. O limite de peso máximo de 18 quilos por pallet deve ser respeitado. Por ser leve e resistente, o pallet plástico se mostra o mais adequado para a indústria farmacêutica.

Os pallets de alumínio ou aço inox são mais pesados, dificultando assim o transporte e manipulação. Além disso, esses pallets costumam danificar o piso e as paredes da fábrica, levando ao acúmulo de poeira e facilitando a presença de microorganismos, como fungos e bactérias.

O pallet plástico traz como uma das vantagens de poder ser empilhado, permitindo assim acondicioná-lo em estantes e reduzir o espaço utilizado. Essa característica também facilita a logística reversa, já bastante comum na indústria automotiva. Por exemplo, cinco carretas podem transportar os produtos em pallets na ida e depois uma única carreta é capaz trazer todos os pallets de volta.

Atente para a limpeza e sanitização

Os pallets rotomoldados possuem ainda uma vantagem fundamental, que é de eles serem fáceis de limpar e sanitizar. No setor farmacêutico, a higienização e o controle sanitário são muito importantes. Os pallets rotomoldados possuem cantos arredondados, sem arestas e fáceis de higienizar.

Logistica na industria tecnotri

Por ser feito de material higienizável e atóxico, fácil de lavar e manusear, o pallet plástico consegue evitar as contaminações. O produto recebe ainda uma proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Além disso, os pallets rotomoldados não têm cantos vivos, pregos nem apresentam farpas, que podem machucar a mão das pessoas envolvidas, como os pallets de madeira, que trazem ainda o inconveniente de apresentar porosidade, o que facilita o surgimento de microorganismos.

Utilize pallets desenvolvidos para atender às suas necessidades

O pallet rotomoldado traz também a vantagem de possibilitar a customização. Se o cliente precisar de pelo menos 200 peças, é possível que o pallet seja fabricado especialmente para ele por um preço acessível. Alguns modelos de pallet plástico rotomoldado disponíveis no mercado foram desenvolvidos especialmente para atender às necessidades da indústria farmacêutica.

Além disso, a customização permite preparar o pallet para ser aplicado na automação. Ele pode ser produzido para ser transportado em esteiras e lido por sensores, por exemplo.

Outro diferencial é a questão da preocupação com o meio ambiente. Enquanto o pallet de madeira tem uma vida útil média de dois a três anos, o pallet plástico atende operações críticas por mais de 10 anos, mantendo suas principais características inalteráveis. Além disso, esse material pode ser 100% reprocessado, utilizando a mesma matéria-prima, podendo assim ser reposto por um valor menor do que o custo inicial.

Evite acidentes com produtos químicos

Desenvolvido para atender às necessidades da indústria farmacêutica, o pallet de contenção contribui para impedir o vazamento de líquidos químicos, inflamáveis, ácidos e corrosivos armazenados em tambores e bombonas. Além disso, ele permite que o líquido eventualmente derramado possa ser reutilizado – ele é capaz de conter até 100 litros de liquido derramado.

Leve, atóxico, fácil de desmontar e higienizar, o pallet de contenção rotomoldado Tecnotri é fácil de transportar e pode ser manipulado com empilhadeiras ou paleteiras. Além disso, possui face (grade) reversível, podendo acomodar tambores de um lado e embalagens de diversos tamanhos no outro.

Como vimos, os cuidados com a logística e a utilização de pallets plásticos podem trazer muito mais eficiência para a indústria de medicamentos e contribuir para aumentar a segurança nas operações e as margens de lucro.

Quer saber mais sobre como tornar a sua logística mais eficiente e as vantagens dos pallets plásticos? Acesse a matéria Como aplicar ergonomia na logística e evitar LER

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×