Higienização do Pallet Plástico. Como aumentar a segurança na indústria

higienização pallet plastico rotomoldado

A higienização adequada das superfícies e equipamentos é muito importante para evitar o risco de contaminação na indústria. Ela é ainda mais importante em setores como o farmacêutico, o alimentício e o frigorífico, que apresentam um rígido controle de qualidade e vigilância sanitárias.

Uma das maiores vantagens do uso do pallet plástico rotomoldado é justamente possibilitar a higienização e fácil limpeza. Além disso, esse produto apresenta um aditivo antimicrobiano que lhe dá mais segurança nesse requisito.

Saiba como fazer a higienização do pallet plástico

O pallet plástico rotomoldado pode ser higienizado com diversos produtos químicos, inclusive sob pressão, não alterando as suas características de cor e peso.

A principal vantagem desse produto é justamente a possibilidade de ser higienizado e limpo com facilidade. Ele também tem um aditivo antimicrobiano que reforça a proteção contra fungos e bactérias, evitando contaminações.

higienização pallet plastico rotomoldado

Diferentemente dos pallets de madeira, que armazenam fungos, bactérias e outros agentes contaminantes, o pallet de plástico não é poroso e nem absorve a umidade, o que contribui para evitar contaminações.

Outra vantagem para a higienização do pallet plástico é que ele não absorve odores e não tem problemas com infestação de pragas e necessidade de fumigação, como os pallets de madeira. Além disso, apresenta peso constante e vida útil longa.

O pallet plástico rotomoldado Tecnotri tem ainda proteção contra os raios UV, classe 8, o mesmo de caixas d’água. Portanto, ele pode ficar exposto em ambientes externos sem sofrer alterações nas suas características de peso, pois são imunes a agentes externos.

Por ser rotomoldado, esse produto não tem cantos vivos, pregos e nem apresenta farpas, que podem machucar a mão das pessoas envolvidas. Monoblocos, esses produtos são fabricados em uma única peça sólida, de superfície lisa, que pode receber limpeza facilmente entre um uso e outro.

Por apresentar essas características, os pallets plásticos rotomoldados atendem às exigências sanitárias e observam as boas práticas de fabricação. Esses produtos são os mais adequados para indústrias com requisitos de higiene, como alimentícia, farmacêutica, laticínios, entre outras.

Entenda como fazer a limpeza passo a passo

O Manual de Higiene e Limpeza do Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, elaborado pela ABIHPEC, em parceria com o Sebrae e a ABDI, traz orientações diversas de higienização, limpeza e sanitização na indústria. Veja, a seguir, as dicas do manual para a limpeza de pallets.

Materiais necessários:

  1. Solução sanitizante;
  2. Bomba borrifadora;
  3. Compressor de ar;
  4. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Como proceder:

  • Retirar as matérias-primas que estiverem no pallet a ser limpo, transferindo-as para outro pallet.
  • Identificar o pallet com as matérias-primas transferidas.
  • Levar os pallets para o pátio externo e efetuar a limpeza, utilizando jato de ar com pressão.
  • Borrifar levemente a solução sanitizante sobre o pallet com a ajuda de uma bomba.
  • Aguardar a secagem completa do pallet.
  • Retornar com o pallet para o setor.
  • Guardar novamente as matérias-primas no pallet devidamente limpo e sanitizado.

Veja como proteger a sua empresa contra o COVID-19

O modo principal de contágio do coronavírus é por via respiratória, por meio da troca de fluidos corporais com pessoas infectadas. Por exemplo, gotículas de tosse ou espirro de pessoas próximas.

Porém, a contaminação também pode acontecer por meio de superfícies não limpas e ambientes contaminados. Segundo os pesquisadores, o COVID-19 pode se manter ativo em superfícies não higienizadas por até 72h (em plástico e inox) ou 24h (no papelão).

Portanto, é preciso ter cuidado para evitar a contaminação no ambiente de trabalho e durante o transporte das mercadorias. Para isso, é importante manter um procedimento frequente de higienização dos ambientes comuns e prevenir-se contra contaminações antes que ocorram.

Como vimos, a higienização do pallet plástico é um procedimento importante para assegurar a qualidade dos produtos e evitar contaminações na indústria.

Você gostou desse artigo? Quer conhecer as novidades da Tecnotri para a indústria? Acesse o novo Catálogo Tecnotri Rotomoldados para Indústria.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.