Tudo sobre plástico. O mercado que não para de crescer

mercado plastico

Os produtos fabricados a partir de resinas plásticas vêm sendo utilizados há anos, substituindo em larga escala produtos até então fabricados com materiais como madeira, aço e vidro, devido os diversos benefícios inerentes do processo e da matéria-prima, como maior resistência mecânica, baixo custo, leveza, fácil higienização e recicláveis. Mesmo depois de três anos de recessão o cenário econômico brasileiro começa a reagir e a indústria plástica retoma seu lugar. Segundo a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), a produção da indústria plástica passou dos R$ 65 bilhões no último ano. A previsão para 2018 é de aumento na produção de 2.2% (TCP Latam). Esse aumento se dá principalmente devido aos setores da construção civil e automotivo, que possuem grande demanda do material.

Os tipos de plásticos mais consumidos atualmente são os Polietilenos (PE), Polipropilenos (PP), Poliestirenos (PS), Policloretos de Vinila (PVC) e os Poliésteres (PET). As características desses materiais permite que sejam utilizados em diversos setores do mercado. Além da construção civil e automotivo, o uso do plástico se destaca nas indústrias de alimentos, bebidas, agrícola, química, agrícola, de óleo e gás e farmacêutica.

Existem diversos processos de transformação de plástico, os principais são injeção, extrusão, rotomoldagem e transformação a vácuo. A rotomoldagem é caracterizada por sua resistência e versatilidade. Possibilitando produzir desde pequenos produtos, como bacias, a produtos gigantescos, como reservatórios e materiais utilizados amplamente como embalagem na logística empresarial.

Confira alguns exemplos de produtos feitos a partir da rotomoldagem

Pallet Plástico:

Em substituição ao pallet de madeira, surgiu o Pallet plástico rotomoldado, que já conquistou empresas mundo a fora e vem conquistando seu espaço no Brasil. Com diversos tamanhos e modelos, o pallet plástico traz muitos benefícios quando comparado ao de madeira, por exemplo: maior resistência mecânica e térmica, livre de manutenção, muito mais leve e com vida útil superior a 10 anos, em média.

Depósito de Alimentos - Pallet Plástico
Depósito de Alimentos – Pallet Plástico

Pallet de Contenção:

Além do pallet plástico, também há os produtos chamados de Pallet de Contenção, produzidos a partir do mesmo processo, mantendo os mesmos benefícios do pallet plástico. O pallet de contenção é utilizado para armazenar materiais perigosos, que contenham líquidos químicos e inflamáveis. Protegendo a empresa, seus funcionários e o meio ambiente de contaminações.

Pallet de Contenção Tecnotri
Pallet de Contenção Tecnotri

Cofres de Carga:

O processo de rotomoldagem também garante produtos com versões térmicas, que além das características do plástico rotomoldado, também proporcionam excelente vedação. É o caso do Cofre de Carga, utilizado para transportar ou armazenar cargas segregadas em um mesmo espaço, por exemplo materiais perigosos com alimentos, que também podem ser acomodados nas versões térmicas do produto.

Cofre de Carga Tecnotri
Cofre de Carga Tecnotri

A rotomoldagem proporciona a produção de uma ampla variedade de produtos e que apresentam ainda maiores benefícios para empresas de todos os setores. A Tecnotri é uma empresa especializada na produção de produtos rotomoldados e possui diversos modelos que configuram-se para diversas aplicações.

 

Conheça os Produtos

 

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×