Movimentação e segurança para líquidos químicos e inflamáveis

Pallet Bacia de Contenção PL076

Quem lida com líquidos químicos e inflamáveis deve estar sempre atento para o risco de derramamento de líquidos perigosos e inflamáveis, que podem causar a contaminação do ambiente de trabalho e das pessoas que manuseiam esses produtos.

Por isso, o armazenamento e transporte de líquidos químicos e inflamáveis deve ser feito com planejamento cuidadoso e seguindo as normas de segurança. Fatores como a necessidade de movimentação, as condições de temperatura, de pressão e tipos de compartimentos de armazenagem que serão utilizados devem ser tratados com muita responsabilidade e cuidado.

O uso do pallet de contenção impede que o vazamento de líquidos químicos e inflamáveis armazenados em tambores e bombonas contamine o ambiente. Além disso, ele permite que o líquido derramado possa ser reutilizado.

Atente para as recomendações de segurança

As substâncias classificadas como perigosas são aquelas que, em sua composição, possuem algum tipo de origem biológica, química ou radiológica e que representam algum risco aos seres vivos ou ao meio ambiente. Esses itens precisam ser manuseados e movimentados cuidadosamente, para evitar acidentes e contaminações.

O almoxarifado dos laboratórios químicos deve possuir sinalização adequada para evitar riscos  de acidentes e os produtos químicos devem ter a simbologia adequada para rotulagem, os procedimentos e o armazenamento dos mesmos.

O almoxarifado deve respeitar as normas referentes à pavimentação, drenagem, ventilação, iluminação, medidas de proteção contra incêndio, proteção coletiva e sistema de contenção de resíduos. A Norma Regulamentadora NR-8 do Ministério do Trabalho dispõe sobre as especificações para edificações desses ambientes de trabalho.

O veículo que fará o transporte dos produtos químicos deve estar equipado com a sinalização correta, equipamentos de proteção individual para o responsável pela movimentação e kit de emergência. O profissional responsável deve ter feito o curso de movimentação de produtos especiais, além de ter total conhecimento dos riscos que o contato com esses produtos pode trazer para a sua saúde.

O tanque de armazenagem dos produtos químicos precisa ser fabricado com material compatível com as suas características. Na identificação do tanque, deve haver informações que indiquem se o produto é perigoso, tóxico, e que medidas são necessárias em caso de acidente.

Pallet de Contenção Tecnotri - Indústria de CosmeticosPallet de Contenção Tecnotri - Indústria de Cosmeticos
Pallet de Contenção Suporte Cavalete Tecnotri

A sala de armazenamento deve ser bloqueada, com acesso limitado ao pessoal treinado para lidar com cada produto. Certifique-se de que os recipientes usados são realmente adequados ao tipo de produto químico. Um procedimento muito comum, mas que é sempre importante lembrar, é verificar se as tampas dos recipientes estão fechadas corretamente.

Para a movimentação desses produtos, é fundamental utilizar pallets contentores capazes de evitar acidentes e contaminações, em caso de derramamento

 

Saiba mais sobre os pallets de contenção rotomoldados

Também chamado de pallet contentor ou bacia de contenção, o pallet de contenção rotomoldado (Super Roto®) é utilizado para assegurar a contenção de vazamentos de tambores e bombonas, impedindo que o derramamento de líquidos químicos, inflamáveis, ácidos e corrosivos contamine o ambiente. Além disso, ele permite que o líquido derramado seja reutilizado, reduzindo os custos com desperdício.

Atóxico e imune a agentes químicos, o pallet de contenção oferece grande resistência à corrosão e à ação do tempo. Ele previne o vazamento de princípios ativos, excipientes, agentes químicos inflamáveis, ácidos e corrosivos de recipientes, diminuindo a periculosidade na movimentação dessas substâncias e protegendo o solo e o ambiente.

O pallet de contenção rotomoldado também é leve, fácil de desmontar e higienizar, e recebe proteção antimicrobiana e aditivo UV14, o que evita a proliferação de microrganismos e garante mais qualidade e higiene.

Esse produto é fácil de  higienizar, pois tem cantos arredondados e sem arestas. Ele recebe ainda uma proteção antimicrobiana (proteção KHER®), que utiliza a nanotecnologia para aumentar o potencial de ação, permanecendo ativa e eliminando fungos e microrganismos por contato.

Tenha mais segurança com os pallets de contenção

Fabricado sem pressão, o pallet plástico possui resistência ao choque mecânico, evitando trincos e rachaduras, que são pontos de ancoragem de fungos e microrganismos difíceis de limpar e desinfetar. A aplicação de agentes de limpeza e desinfetantes pode ser frequente e realizada com diversos produtos químicos, não alterando a sua característica física.

O pallet de contenção Tecnotri possui grade reversível, permitindo acomodar tambores em uma face e embalagens de diversos tamanhos na outra. Esse produto suporta tambores com 60 cm de diâmetro em uma das faces, ou embalagens de diferentes tamanhos na outra, de acordo com as necessidades dos clientes. Capaz de comportar de 1 a 4 tambores, ele oferece capacidade de contenção de até 1000 litros.

Monoblocos e 100% recicláveis, esses produtos são empilháveis, fáceis de manusear e pode ser movimentado com empilhadeiras ou palleteiras. Totalmente encaixáveis e monoblocos, eles não sofrem alterações nas suas características de pesos e medidas e são capazes de suportar ambientes com temperatura entre +60° C a e 40° C.

 

Todos estes benefícios fazem do pallet de contenção uma peça fundamental em diversos setores da industria e do comércio, como metalurgia, alimentos, farmacêutica, implementos agrícolas, entre outros.

O pallet de contenção oferece maior segurança às indústrias e atende às normas Anvisa, Boas Práticas de Fabricação (BPF), ISO 14001 e às normas internacionais OSHA 40 e CFR 264. A matéria prima utilizada é o polietileno, ideal para conter e reter produtos químicos e líquidos. E suas cores são padronizadas amarela e laranjada de acordo com as determinações de segurança.

As suas características garantem um ambiente mais seguro e organizado, que atende às normas sanitárias da Anvisa e às exigências das Boas Práticas de Fabricação (BFP). Além disso, o pallet rotomoldado também atende às necessidades das empresas que buscam a certificação com o ISO 22.000 e precisam se enquadrar à norma da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Por sua vez, o modelo de cofre de carga com travas de fechamento é ideal para movimentação de substâncias controladas e listadas no anexo I da Portaria SVS/MS nº 344/98. Esses produtos também são atóxicos, resistentes a agentes químicos, e apresentam proteção antimicrobiana, travas de fechamento e dobradiças em inox. Além disso, atendem às normas ABNT NBR 16242, Classe 1, 2 e 3, e da Anvisa sobre cargas perigosas.

Cofre 150 Laranja - Tecnotri

Como vimos, o uso de pallets de contenção é muito importante para evitar vazamentos e contaminações dos produtos na movimentação de líquidos químicos e inflamáveis. A Tecnotri oferece pallets de contenção em 3 modelos: para 1 tambor, 2 tambores e 4 tambores, com capacidades que variam de 100L a 1000L.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os pallets de contenção? Acesse aqui.

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×