Por que não utilizar madeira na indústria de alimentos

pallet madeira industria alimenticia

Nos últimos anos, o uso de pallets de madeira para transporte e armazenamento de alimentos passou a ser muito questionado, principalmente após alguns casos de intoxicação receberem muita exposição na mídia.

As indústrias de alimentos têm o dever de assegurar a qualidade e a higiene de seus produtos. A garantia da segurança alimentar, além de ser exigida por lei, é um requisito fundamental para uma empresa se manter competitiva no mercado.

Mas você sabe por que o pallet de madeira oferece maiores riscos de contaminação? Quais são as normas estabelecidas pela legislação para o transporte e acondicionamento de alimentos? Qual é o material mais adequado para substituir a madeira? Veja, a seguir, quais são os principais problemas decorrentes do uso de pallets de madeira e saiba como evitá-los.

Conheça as normas reguladoras do Ministério da Saúde

Segundo a legislação nacional, todas as indústrias de alimentos são obrigadas a seguir normas e padrões que estabeleçam condições higiênico-sanitárias adequadas para a manipulação e o processamento de alimentos.

Por isso, o Ministério da Saúde instituiu a utilização de programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) como parte das ferramentas para a inspeção do setor alimentício. O programa introduz mudanças nos métodos de produção e uso de equipamentos, edifícios e instalações do setor de alimentos.

Entre as normas reguladoras, estão a Portaria 1428 – MS de 26/11/93 – Inspeção Sanitária de Alimentos; Portaria 326 – SVS/MS de 30/07/1997 – Condições Higiênico Sanitárias e de PF para Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos; e Res. nº 23 de 15/03/00 – Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes à Área de Alimentos.

Veja o que o programa de boas práticas diz sobre o pallet de madeira

Uma das recomendações do programa do Ministério da Saúde é justamente evitar o uso de pallets de madeira. Isso porque, segundo o órgão regulador, é praticamente impossível a limpeza adequada e sanitização da madeira após o contato com a água.

Para garantir os padrões de higiene e segurança, os estrados e prateleiras devem estar sempre limpos e secos e em bom estado de conservação. Além disso, as instruções sobre empilhamento devem ser rigorosamente respeitadas. 

Entenda por que evitar os pallets de madeira

Por ser um material poroso e irregular, que armazena água e resíduos de alimentos, a madeira apresenta maior risco de contaminação por fungos e bactérias. Outro aspecto importante é que a madeira, por ser porosa, é mais difícil de lavar e sanitizar.

pallet de madeira fumigação

Além disso, pallets de madeira armazenados em ambientes externos e expostos à chuva apresentam um risco maior de contaminação. Isso porque, quando molhada, a madeira atinge o ponto de saturação da fibra, deixando os agentes contaminantes mais expostos em sua superfície.

A madeira também apresenta emendas, farpas, pregos e perfurações, que podem abrigar fungos, bactérias e outros agentes contaminantes, além de oferecer riscos maiores de acidentes.

Saiba como reduzir os riscos de contaminação

O Ministério da Saúde determina que os pallets com matéria-prima ou embalagens sejam mantidos com afastamento mínimo de 50cm das paredes, para evitar umidade e facilitar a limpeza, amostragem, movimentações, controle de pragas e ações em caso de incêndio.

Além disso, os pallets devem ser armazenados com afastamento de 30 cm entre si e 20 cm em relação ao piso. Os estrados, caixas e materiais danificados, incompletos ou fora de uso devem ser retirados das áreas de armazenamento. 

Conheça as regras estabelecidas pela Anvisa

Também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que as matérias-primas e as embalagens sejam armazenadas sobre pallets, estrados e ou prateleiras, respeitando-se o espaçamento mínimo necessário para garantir adequada ventilação, limpeza e, quando for o caso, desinfecção do local.

Ainda, de acordo com a agência reguladora, os pallets, estrados e prateleiras devem ser de material liso, resistente, impermeável e lavável – características apresentadas apenas pelos pallets plásticos.

Veja como o Pallet Plástico vem substituindo o de madeira

Veja as melhores alternativas para substituir o pallet de madeira

Com a crescente ênfase regulatória na segurança alimentar, os pallets de plástico rotomoldados mostram-se uma solução muito mais segura e higiênica para o transporte e armazenamento de alimentos. Feitos de material não poroso, sem emendas e sem farpas, eles recebem proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Pallet Plástico Tecnotri - Depósito de Alimentos

Diferentemente dos pallets de madeira, o pallet de plástico pode ser lavado com água corrente e higienizado, contribuindo assim para evitar contaminações e atender às exigências sanitárias.

Além disso, o plástico apresenta resistência tanto a baixas quanto altas temperaturas e oferece uma vida útil muito superior à da madeira, que requer reposições constantes.

Por características como ser mais leve, ter vida útil mais longa, não demandar manutenção e ser higienizável, o pallet plástico possibilita um custo até 75% menor que dos pallets de madeira.

Além disso, o pallet plástico rotomoldado tem proteção contra os raios UV, classe 8, o mesmo de caixas d’água. Por isso, o produto pode ser mantido ao ar livre sem sofrer alterações nas suas características de peso, pois são imunes a agentes externos.

Como vimos, o pallet plástico rotomoldado é muito mais adequado para ser usado na indústria de alimentos que o pallet de madeira, por apresentar características que favorecem a higiene e segurança alimentar. E as múltiplas vantagens do plástico em relação à madeira vêm fazendo com que esse material seja adotado não apenas no setor de alimentos, mas na indústria em geral.

Você gostou desse artigo? Percebeu quais são as vantagens dos pallets plásticos com relação aos de madeira? Para saber mais sobre o assunto, acesse este e-book com um comparativo entre os dois:

Conheça todas as características dos pallets plásticos e de madeira e saiba quais são suas principais diferenças

 

Baixar Guia

 

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×