Principais desafios logísticos da indústria farmacêutica

O mercado de medicamentos se mostra cada vez mais competitivo. Isso ocorre em função de fatores como a popularização dos remédios genéricos, a expiração de patentes, o aumento dos requisitos regulatórios e as altas exigências dos níveis de serviço. Como consequência, o setor precisa buscar novas maneiras de melhorar a eficiência em toda a cadeia logística e aumentar os seus ganhos.

Neste artigo, vamos mostrar alguns dos principais desafios logísticos da indústria farmacêutica e dar dicas para otimizar os seus processos. Confira!

Escolha de fornecedores

Os fornecedores de matérias-primas devem ser avaliados e selecionados com base na sua capacidade para fornecer produtos de acordo com as especificações técnicas. Critérios para seleção, avaliação e reavaliação devem ser estabelecidos.

Treinamento da equipe

A indústria farmacêutica é um setor que exige muita atenção dos colaboradores para desenvolver as suas tarefas. Por isso, é necessário que toda a equipe seja bem treinada.

Alguns cuidados com o armazenamento e a entrega são fundamentais para manter a integridade dos produtos. Os colaboradores devem seguir criteriosamente as instruções do fabricante em relação à umidade, temperatura, exposição à luz e outros fatores. 

Também é preciso cuidado para manter a integridade das embalagens, que devem ser armazenadas de forma segura e adequada. Cada lote dos medicamentos deve ser conferido com precisão. Tudo isso é importante para garantir a segurança na entrega dos produtos, de modo a evitar roubos e furtos.

desafios-industria-farmaceutica-4

Automação dos processos

Um dos desafios logísticos mais enfrentados pela indústria farmacêutica está relacionado à automação. Esse segmento necessita de processos otimizados, que possibilitem o acompanhamento de suas entregas e do escoamento de seus produtos. Para isso, devem ser usados sistemas de alta tecnologia, que favoreçam a integração e automação das mais diversas áreas da empresa.

Softwares de gestão

A informatização auxilia nas tomadas de decisão e torna os processos mais ágeis e eficientes. Por isso, os softwares de gestão devem estar presentes em todo o setor farmacêutico, seja na parte industrial, na área comercial, no departamento financeiro  ou no setor fiscal. Eles permitem controlar o recebimento das mercadorias, a validade delas, bem como a qualidade do lote. 

Big Data

A tecnologia de Big Data é utilizada não apenas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, mas também em áreas como transporte e logística. Essas informações são importantes porque muitas vezes os espaços usados para transporte e armazenamento precisam manter níveis constantes de temperatura, pressão, umidade e iluminação.

Quando equipados com sensores inteligentes e sistemas de diagnóstico, os veículos de entrega conseguem gerar dados sobre seu desempenho, localização e disponibilidade.

desafios-industria-farmaceutica-2

Cuidados no transporte

O transporte também está entre os principais desafios logísticos da indústria farmacêutica. É preciso disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos. Afinal, os medicamentos precisam chegar aos pacientes em tempo hábil e em boas condições.

As más condições de transporte e armazenamento podem prejudicar os produtos, devido à influência de fatores externos, como luz, calor, umidade e o contato com contaminantes. 

A maioria dos produtos farmacêuticos devem ser armazenados e transportados em temperaturas que variam entre -150º até 25º para conservar a sua efetividade. Além disso, devem ser cumpridos procedimentos estritos de limpeza e controle de pragas e umidade.

Monitoramento dos produtos

Para evitar que os medicamentos sofram danos ao longo do transporte, é necessário realizar um acompanhamento rigoroso dos produtos desde a saída da indústria até o destino final.

A tecnologia RFID permite a identificação individual do produto, a localização do mesmo ao longo de toda a cadeia logística e a monitorização das características de armazenamento. Desse modo, é possível simplificar processos, reduzir custos e potencializar resultados.

Armazenamento adequado

Os locais de armazenamento devem ser devidamente higienizados e receber iluminação e ventilação adequada para receber os medicamentos e outros produtos.

As áreas de armazenamento devem ser projetadas ou adaptadas para assegurar as condições ideais de estocagem e para possibilitar o estoque ordenado de matérias-primas e produtos. Elas também devem ser limpas, secas e mantidas em temperaturas e níveis de umidade compatíveis com os materiais armazenados. 

Além disso, o armazenamento deve permitir a segregação de lotes e rotação do estoque, obedecendo à regra primeiro que expira, primeiro que sai.

desafios-industria-farmaceutica-7

Atenção às regulamentações

Além disso, a indústria farmacêutica é altamente regulamentada e exige controles rigorosos, que devem ser cumpridos a qualquer custo.

Para se adequar às normas, é preciso controlar a validade e gestão do estoque e cumprir todas as normas e determinações da ANVISA e do manual de Boas Práticas no Transporte de Medicamentos.

A Anvisa determina que as embalagens devem proteger o seu conteúdo e que os pallets para manuseio/transporte e estocagem sejam fabricados em material inerte, que não absorva água e possa conter fungos e bactérias.

Veja como o pallet plástico ajuda nos desafios logísticos da indústria farmacêutica

O pallet plástico rotomoldado (Super Roto®) apresenta superfície lisa e impermeável, que minimiza o acúmulo ou a liberação de partículas ou microrganismos e permite a aplicação de agentes de limpeza e desinfetantes que agem em toda a superfície.

Por ser feito de material higienizável e atóxico, o pallet plástico ajuda a evitar contaminações. Além de poder receber uma proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

O pallet plástico apresenta também resistência ao choque mecânico, evitando trincos e rachaduras, que são pontos de ancoragem de fungos e microrganismos difíceis de limpar e desinfetar.

Como vimos, cuidados com a escolha de fornecedores, treinamento da equipe, transporte e armazenamento adequados contribuem para vencer os desafios logísticos da indústria farmacêutica.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência na indústria farmacêutica? Veja este artigo sobre cuidados essenciais para aumentar a segurança no setor.

 

 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.