Segurança alimentar na indústria de alimentos

Deposito_de_Alimentos_seguranca de alimentos tecnotri

Na era da informação, em que os consumidores estão cada vez mais bem informados sobre a qualidade dos produtos e atentos aos seus direitos, a segurança alimentar é muito importante. Prova disso é que as denúncias sobre os produtos e o compartilhamento de experiências de consumo ganham cada vez mais destaque no ambiente digital.

Além disso, as pessoas hoje valorizam produtos mais saudáveis e benéficos para o meio ambiente. Nesse cenário, para que possam se manter competitivas no mercado, as empresas precisam atuar com um máximo de transparência e redobrar o cuidado com a própria imagem. Qualquer deslize no relacionamento com o público pode levar a uma crise de reputação.

Veja as recomendações das Boas Práticas de Fabricação (BFP)

Observar as Boas Práticas de Fabricação divulgadas pela Anvisa assegura a qualidade dos produtos e garante a satisfação dos consumidores. Trata-se de um grupo de princípios e regras para o manuseio correto de alimentos, desde a sua matéria-prima até a distribuição do produto final.

O programa se aplica por meio de inspeções periódicas para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e a integridade da operação industrial. Desse modo, é possível diminuir os riscos de contaminação e mistura de alimentos.

Além de contribuírem para reduzir falhas e prejuízos na cadeia produtiva, as boas práticas de fabricação ajudam a construir a imagem e credibilidade da empresa junto ao seu público.

Saiba como evitar a contaminação no transporte

Para garantir a segurança alimentar, os fabricantes devem procurar adotar procedimentos padrões de higiene operacional, análise de perigos, identificação de pontos críticos de controle de pragas.

Os alimentos devem ser transportados e armazenados de modo apropriado, para assegurar a higiene e limpeza. Todos os alimentos devem ser armazenados em local limpo e organizado, protegidos contra contaminações, identificados e mantidos sobre pallets, estrados e ou prateleiras confeccionados em material resistente e de fácil higienização.

segurança alimentar

Por serem mais higiênicos, fáceis de lavar e sanitizar e atenderem às normas sanitárias, os pallets de polímero plástico são os mais indicados para a produção de alimentos. Monoblocos, eles não apresentam emendas, pregos ou soldas, o que contribui para evitar acidentes e trazer maior segurança para as operações.

Além disso, os pallets plásticos trazem proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos.

Tenha mais qualidade e controle nos processos

Pensando em contribuir para que seus clientes tenham acesso às tecnologias mais recentes e possam garantir a segurança alimentar, a Tecnotri criou o Tecnotri Lab, um laboratório para realização de testes de qualidade dos seus produtos.

A Tecnotri é pioneira em trazer a indústria 4.0 para a rotomoldagem, em sintonia com essa nova fase da indústria marcada pela inteligência das máquinas e o fim das fronteiras entre os mundos físico e digital. Essas tecnologias possibilitam a automação na coleta de dados produtivos em tempo real, trazendo assim mais eficiência, produtividade e maior ocupação do tempo de máquina.

Para que a logística seja eficiente do início ao fim, é indispensável que o fluxo de dados e informações seja constante e muito bem controlado. Por isso, vale a pena investir em um software de gestão logística.

O software MES (Manufacturing Execution System), da Tecnotri, desenvolvido pela Holma Software, traz recursos que permitem a configuração de produtos, gestão de custos, controle de lotes de produtos, ordens de fabricação, planejamento / programação de recursos produtivos (máquinas, mão de obra), planejamento de necessidades de materiais, apontamento da produção (setup, produção, paradas, refugos), controle de manutenções de máquinas, entre outros.

Entenda a importância da gestão aliada à tecnologia

A segurança alimentar na indústria de alimentos requer um cuidado redobrado com a gestão. Todas as fases do processo produtivo, incluindo o relacionamento com fornecedores, análises das matérias-primas, merecem atenção.

segurança alimentar

As ferramentas para coleta de dados disponíveis atualmente possibilitam um controle mais eficaz do processo produtivo e fornece insights importantes sobre a qualidade e segurança dos alimentos. Com essa facilidade de acesso à informação, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e eficazes.

A análise dos dados permite qualificar melhor os fornecedores, controlar as linhas de produção, prever tendências. Com ferramentas como o Analytics, é possível ter muito mais assertividade na gestão da segurança dos alimentos.

Conheça a tecnologia de blockchain

A tecnologia de blockchain pode ser fundamental para melhorar os níveis de rastreabilidade e garantir maior segurança para os processos de produção, distribuição e estocagem dos alimentos.

Trata-se de uma camada informacional que conecta sistemas, processos e pessoas, formando um ambiente compartilhado, capaz de registrar todo o histórico das movimentações de ativos de modo seguro, auditável e à prova de fraudes.

Com a blockchain, é possível automatizar ações e integrar os processos produtivos, reduzir o tempo, os riscos e os custos envolvidos nas operações e impedir fraudes na comercialização dos produtos.

Veja a importância da rastreabilidade

A rastreabilidade de alimentos possibilita acompanhar um produto desde a sua produção até a chegada ao consumidor final. Com ela, é possível rastrear também produtos e insumos que serão utilizados na fabricação de alimentos, de modo a aumentar o grau de confiabilidade e segurança.

O código de barras é a ferramenta de automação mais utilizadas para identificação dos produtos, contribuindo para a agilidade e aprimoramento dos processos.

No caso de haver algum problema com um produto, a rastreabilidade possibilita a rápida identificação e remoção desse produto da cadeia de suprimentos, o que contribui para minimizar os riscos aos consumidores e limitar o dano à reputação da marca.

Como vimos, as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância que a qualidade e a segurança dos alimentos têm para a imagem e reputação de sua marca.

A Tecnotri produz uma linha completa de produtos rotomoldados em conformidade com as especificações de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da ANVISA e da certificação ISO 22.000, contribuindo para auxiliar na logística e armazenamento de materiais e garantir a higiene e qualidade dos produtos.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×