Segurança e higienização: boas práticas na indústria alimentícia

boas práticas na indústria alimentícia

Um ambiente limpo e higienizado é essencial para garantir a segurança dos produtos e o controle das condições higiênico-sanitárias na indústria, por isso é essencial estar atento as boas práticas de limpeza na indústria alimentícia.

A assepsia no ambiente fabril oferece benefícios, que vão desde a redução de perdas de produtos por contaminação até uma percepção mais positiva do consumidor sobre a marca. Além disso, esses cuidados podem garantir a adequação das empresas às exigências legais dos órgãos de fiscalização e controle. 

Mas você sabe como garantir as boas práticas de limpeza e higiene na indústria alimentícia? Quais são as vantagens do uso de pallets e contentores plásticos rotomoldados? Neste artigo, você encontrará informações úteis sobre como aumentar a segurança e quais equipamentos devem ser utilizados. Confira!

Conheça as boas práticas de limpeza na indústria alimentícia

Para garantir a higiene e segurança de seus produtos, a indústria alimentícia precisa tomar muitos cuidados com a limpeza e higienização em todas as etapas de seus processos. Afinal, os produtos estão sempre sujeitos a riscos de contaminação.

De acordo com Anvisa, a fabricação de medicamentos exige um alto nível de limpeza e sanitização nas instalações e cuidados com os materiais e equipamentos e utilizados. Por isso, o primeiro passo para evitar problemas é entender que limpeza e sanitização são conceitos distintos. 

Na limpeza, é feita a remoção de resíduos orgânicos e inorgânicos aderidos às superfícies. Por isso, ela é essencial para evitar que objetos e ou substâncias estranhas contaminem os produtos e cheguem aos consumidores.

Por outro lado, na sanitização, o objetivo principal é eliminar micro-organismos patogênicos e reduzir o número de deteriorantes, até que os níveis apresentados sejam considerados seguros. Para isso, é essencial usar produtos e procedimentos devidamente validados.

Para garantir a eficácia, é preciso definir quais serão os indicadores utilizados no processo de limpeza. Entre eles, podemos citar o tempo de execução da limpeza, a quantidade de pessoas envolvidas, o uso de produtos químicos e de limpeza e a redução da carga microbiológica. Com todos esses dados mensurados e demonstrando a redução de contaminação, a indústria será capaz de validar os seus processos frente aos órgãos de vigilância sanitária.

Veja os benefícios dos pallets Super Roto para a higiene e limpeza

O uso de pallets plásticos rotomoldados Super Roto contribui para aumentar a segurança e atender às normas sanitárias, essenciais às boas práticas na indústria alimentícia. Práticos e versáteis, esses produtos são fáceis de limpar e higienizar e oferecem proteção microbiana.

Diferentemente dos pallets de madeira, que armazenam fungos, bactérias e outros agentes contaminantes, o pallet de plástico não é poroso e nem absorve a umidade, o que contribui para evitar contaminações. 

boas práticas na indústria alimentícia

A seguir, você conhecerá algumas das principais características desses produtos e poderá entender por que eles são os mais adequados para a indústria alimentícia.

Limpeza e higiene

Os pallets plásticos também são fáceis de higienizar e sanitizar. A sua superfície lisa e impermeável permite a aplicação de agentes de limpeza e desinfetantes. Desse modo, evita-se a proliferação de microrganismos e bactérias, que podem comprometer a qualidade dos alimentos.

Esses produtos também apresentam proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias e permite o contato direto com os alimentos. Além disso, eles são atóxicos, resistentes a produtos químicos e não absorvem umidade, o que evita a contaminação dos produtos.

Outra vantagem é que as suas peças têm estrutura monobloco, sem emendas, pregos ou soldas. Portanto, o seu acabamento é uniforme, com cantos arredondados, sem arestas ou pontos de contaminação. Tudo Isso contribui para evitar acidentes e traz maior segurança para as operações. Veja mais.

Atendimento às normas sanitárias

Fabricado em polietileno, o pallet plástico rotomoldado Super Roto® é o mais indicado para setores que exigem embalagens laváveis e estéreis, como a indústria alimentícia.

Fabricado em polietileno, os pallets plásticos rotomoldados Super Roto® são os mais indicados para setores que exigem embalagens laváveis e estéreis, como a indústria alimentícia. Eles são desenvolvidos de acordo com as legislações nacionais de higiene e limpeza, como Anvisa e sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). 

Além disso, esses produtos também seguem o grupo de princípios e regras discriminados nos documentos do POPH (Procedimentos Operacionais Padronizados de Higienização) e do BPF (Boas Práticas de Fabricação). 

Outra exigência das normas é que os alimentos sejam transportados de modo apropriado e armazenados em locais limpos, secos e organizados, protegidos contra contaminações. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 72 de 29/12/2009 da Anvisa, “as prateleiras, estrados e pallets devem ser constituídos de material resistente, impermeável e liso”. 

Resistência e durabilidade

Uma vantagem do pallet plástico é a capacidade de carga, pois ele se mostra capaz de suportar grandes pesos. Extremamente robusto, esse produto possibilita o empilhamento das caixas, otimizando o espaço nos armazéns. 

boas práticas na indústria alimentícia

Versatilidade logística

Um dos principais diferenciais do pallets plásticos é a versatilidade que eles apresentam para a gestão logística. Encaixáveis, eles podem ser empilhados e acondicionados em estantes, de modo a otimizar o espaço utilizado. Desse modo, possibilitam uma maior racionalização e uniformização do local de estocagem e um melhor aproveitamento do espaço físico. Veja mais.

Capacidade de automação

A automação é uma tendência na armazenagem da indústria alimentícia. Ela possibilita o uso de recursos como transelevadores de pallets, shuttles para operações e esteiras telescópicas. Por ser um produto customizável, fabricado a partir de moldes, o pallet plástico pode ser fabricado de acordo com as necessidades logísticas dos clientes, favorecendo a automação.

Principais vantagens dos pallets Super Roto:

  • – Livres de fungos e bactérias;
  • – Resistentes a temperaturas de -35oC a 60oC;
  • – Versatilidade de uso e aplicação;
  • – Fáceis de higienizar;
  • – 100% recicláveis;
  • – 10 anos de garantia;
  • – Produzidos em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação (BPF), certificação ISO 22.000, BRC e a IFS.

De alta resistência e versáteis, os pallets de contenção são muito usados em frigoríficos, pois podem suportar ambientes com temperatura entre +60° C a e 40° C.

Já o cofre de carga com travas de fechamento é atóxico e resistente a agentes químicos, e, portanto, ideal para a movimentação de substâncias controladas.

Como vimos, a indústria de alimentos precisa tomar uma série de cuidados com a higiene e limpeza para garantir a segurança e qualidade na indústria alimentícia.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como o pallet plástico auxilia às boas práticas na indústria alimentícia? Acesse o nosso blog e encontre outros artigos sobre o assunto.

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Atendimento Ao Cliente

Serviço de Atendimento ao Consumidor.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.