Tendências na logística para 2022: confira as inovações do setor

tendencias na logistica - drone delivery

As tendências na logística para 2022 prometem trazer muitas inovações para o mercado. Este é um segmento propício para receber a influência de novas tecnologias, especialmente em um cenário onde as exigências dos clientes aumentaram. 

As grandes marcas que operam com processos logísticos, como a Amazon, por exemplo, vêm elevando padrões há algum tempo. Essas companhias puxam a concorrência, desenvolvem o setor e surpreendem com soluções inovadoras. 

A revista Mundo Logística afirmou em um artigo publicado em seu blog que, em decorrência da pandemia, os processos logísticos ganharam um salto de 50% no faturamento em 2020, especialmente no que diz respeito ao comércio eletrônico.

Por causa desse aquecimento do mercado, selecionamos algumas tendências que prometem marcar os processos logísticos em 2022. Assim, você se antecipa e fica por dentro das novidades do setor. 

4 Tendências na Logística para 2022

1. Uso de inteligência artificial e automatização de processos

O uso de softwares que permitem gerenciamento remoto, gestão de estoque e acompanhamento de fretes, fluxos e processos se torna cada vez mais comum em diversos setores, inclusive na logística. 

No Brasil, essa iniciativa está dando seus primeiros passos e promete se consolidar no próximo ano.

Muitos afirmam que a adoção de inteligência artificial pode ser prejudicial, pois substitui a mão de obra humana. No entanto, na lógica contrária desse pensamento, surge a necessidade de capacitação dos colaboradores, para que estejam preparados para lidar com a nova realidade do trabalho e suas tecnologias. Além disso, é necessário que aperfeiçoem constantemente o manuseio e gerenciamento das máquinas e softwares.

A automatização dos processos através de inteligência artificial garante mais previsibilidade e precisão na rotina de trabalho, o que auxilia no aumento dos lucros, redução de despesas e de esforço humano.

2. Aumento das vendas online e entregas express

O crescimento do setor logístico está crescendo atrelado ao aumento das vendas nos e-commerces e marketplaces. 

Nesse sentido, as empresas capazes de agilizar o atendimento e, além disso, investir em logísticas rápidas e que garantam entrega express, saem na frente em relação à concorrência. Esse é o caso da Amazon, citada no início do texto, e também do Magalu. 

Afinal, o valor do frete e o prazo de entrega se tornaram fatores decisivos para os clientes – que recebem estímulos diários de consumo e estão cada vez mais exigentes – fecharem uma compra na sua empresa. 

3. Entrega com drones

A realidade está cada vez mais próxima dos filmes de ficção científica. Já existem empresas realizando entregas via drones no Brasil, dá para acreditar? A autorização foi concedida pela Anac em agosto de 2020. No entanto, ainda estava em fase de testes há até pouco tempo.

Para que as entregas por drone aconteçam, é necessário que as empresas invistam em altos níveis de técnica e segurança. 

O Brasil, por exemplo, já tem alguns cases de entregas de medicamentos bem-sucedidas. No mundo, até mesmo o transporte de órgãos para transplante por drone já foram testados.

4. Incentivo ao uso de recursos sustentáveis

Para completar, a sustentabilidade aplicada é outro fator que surge como tendência logística para 2022.

Nesse setor, ela trata de:

– Redução considerável de gases poluentes
– Busca por soluções que respeitem o meio ambiente
– Melhor aproveitamento de recursos
– Redução de desperdício

Essa é uma tendência muito forte para a economia e que, atualmente, já é fator decisivo nos processos de tomada de decisão do consumidor. Ou seja, os clientes têm escolhido, cada vez mais, empresas que adotam a sustentabilidade em seus valores e práticas.

Soluções Tecnotri para o Setor de Logística

Somos uma empresa especialista na produção de materiais em plástico rotomoldado e, há mais de 20 anos, facilita a rotina do operador logístico. Nossas soluções são práticas, versáteis, sob medida, leves e já estão adequadas à boa parte das tendências do mercado para os próximos anos.

Uma delas e, talvez, a principal dentre todas, é a adequação à lógica de produção sustentável. Todos os nossos produtos são feitos em plástico 100% reciclável e atendem às especificações de logística reversa. Isso significa que, ao final de sua vida útil, podem retornar à fábrica para reiniciar o ciclo de produção, se transformando em novos materiais cheios de qualidade.

Outro fator que nos coloca na liderança do mercado nacional, é a adequação à tecnologia e automatização dos processos. Contamos com alguns produtos desenvolvidos exclusivamente para o sistema de automatização na indústria. (ex: PL090, PL095, Caixa de Queijo).

Além disso, oferecemos o sistema RFID integrado em sua linha de pallets plásticos, que otimiza os processos logísticos da indústria por meio de um sistema tecnológico de rastreabilidade dos insumos e mercadorias.

Esse foi o nosso artigo sobre as principais tendências logísticas para 2022. Se você é dessa área e se interessou pelos nossos conteúdos, acesse nosso blog e leia mais! 

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×
Logo_Tecnotri-Branco

Olá

Por favor, escolha o setor para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!

tecnotri-whatsaap

Fale Com Um Consultor​

Tire Suas Dúvidas Aqui.

tecnotri-whatsaap

Solicite Um Orçamento

Faça Seu Orçamento Aqui.