Uso do Pallet Plástico Rotomoldado na Pepsico Alimentos

pallet plástico rotomoldado na pepsico

A Pepsico Guarulhos, que trabalha exclusivamente na produção da bebida achocolatada Toddynho, utiliza pallet plástico rotomoldado em todo o processo de produção do produto, que conta com rígidos padrões de qualidade, para assegurar a qualidade de seus produtos.

As soluções de transporte da Pepsico foram desenvolvidas pela Tecnotri exclusivamente para a empresa. Elas foram implementadas no estoque de big bag de açúcar (1200 kg) em dive-in. Antigamente esse estoque era feito em pallet CHEP de madeira, mas apresentavam problema de quebra de pallet, rasgo de big bag e, principalmente, com fiscalização da Anvisa.

pallet plástico rotomoldado na pepsico

O estoque de big bag utiliza em torno de 500 pallets e gira em cerca de três dias. O uso de pallet plástico rotomoldado em vez de pallets CHEP possibilitou uma economia de R$ 3,00 por mês para cada pallet.

Saiba como é a produção do Toddynho

Na chegada, os bags de açúcar já são colocados em pallets de plástico rotomoldado e depois são direcionados para o sistema de armazenagem dinâmico drive-in, onde permanecem por aproximadamente três dias.

pallet plástico rotomoldado na pepsico

Em seguida, os big bags alimentam um silo que abastece a produção de Toddynho. Após esse abastecimento, o pallet é higienizado e retorna para o processo de recebimento dos bags.

Na produção é adicionado o cacau, que entra na linha após transferência de pallet de madeira para o pallet de plástico (amarelo Tecnotri). Nessa transferência, a embalagem externa do saco de cacau é retirada, por questão de limpeza. Além do cacau, adiciona-se o leite, que chega à fábrica em granel.

Evite a contaminação no transporte de alimentos

Para evitar a contaminação dos alimentos, os fabricantes devem adotar boas práticas de fabricação, controle integrado de pragas, procedimentos padrões de higiene operacional e análise de perigos e pontos críticos de controle.

A adoção de boas práticas de fabricação é um requisito da legislação vigente. Suas orientações devem ser aplicadas em todos os pontos da cadeia produtiva. Como a recepção da matéria-prima, processamento, embalagem e transporte de produtos, passando pela seleção de fornecedores, treinamento de manipuladores, qualidade da água.

Conheça as regras da Anvisa

A Anvisa determina que os alimentos devem ser armazenados de forma a impedir a contaminação e a proliferação de microrganismos. O local de armazenamento deve ser limpo, com os alimentos mantidos ou separados por tipo ou grupo sobre pallets ou estrados, que devem ser bem conservados e limpos.



As condições de armazenamento de alimentos na indústria estão regulamentadas pelas legislações federais: Portaria SVS/MS nº326, de 30 de julho de 1997; e Resolução – RDC Anvisa nº 275, de 21 de outubro de 2002. Já os produtos perecíveis estão regulamentados pela Resolução – CISA/MA/MS nº 10, de 31 de julho de 1984; e Resolução – RDC nº 216, de 16 de setembro de 2004.

Uma vez que pode ser lavado e higienizado, o pallet plástico rotomoldado é o mais indicado para evitar contaminações, atendendo às exigências sanitárias da Anvisa.

pallet plástico rotomoldado na pepsico

Previna a invasão de pragas

A presença de pragas urbanas, como ratos, formigas, pombos e baratas, deve ser evitada a todo custo e monitorada rigorosamente. Deve-se atentar-se para o fato de que algumas vezes, ainda que o local esteja limpo e com boa infraestrutura, as pragas podem invadir a fábrica. Isso acontece quando o transporte é feito de modo inadequado, em caixas de papelão e pallets de madeira.

A análise de perigos e dos pontos críticos de controle deve levar em conta os riscos físicos, químicos e biológicos a que estão sujeitos os alimentos desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até fabricação, distribuição e consumo do produto acabado – o que inclui o transporte e armazenamento de matérias-primas e produtos acabados.

Como vimos, o pallet plástico rotomoldado é mais higiênico, prático e atende às normas sanitárias. Portanto, é mais adequado para ser utilizado na indústria alimentícia. Os pallets plásticos vêm sendo adotados pelas maiores empresas de alimentos. Como é o caso da Pepsico, que reduziu custos, aumentou a eficiência do processo produtivo e proporcionou maior segurança e higiene para os alimentos.

Você gostou desse artigo? Já sabia da importância do pallet plástico para a indústria alimentícia? Deixe seu comentário!

O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×